Ministério da Cultura Apresenta
Porto Seguro | Bahia | Brasil
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Homenageados 2025

Allan Souza Lima

Allan Souza Lima

Menção Honrosa 2025 Ator Nacional

É com grande prazer que confirmamos a presença de Allan Souza Lima para receber a Menção Honrosa por sua carreira através do Troféu Pataxó na Cerimônia de Abertura da 8a edição do Festival de Cinema de Trancoso no dia 06 de dezembro de 2025.

Sua trajetória brilhante e multifacetada, que transita com excelência entre a TV, o cinema e o teatro, o torna o nome ideal para essa honraria.

Conheça um pouco mais sobre Allan:

Nascido em Recife, PE, Allan teve sua paixão pela arte despertada pela proximidade com o vizinho Chico Science. Sua formação inclui música no Conservatório de Pernambuco e artes cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Sua estreia na TV foi em 2007 e, desde então, ele colecionou papéis marcantes em novelas como Caminho das Índias, A Regra do Jogo e Amor Perfeito. Recentemente, brilhou como protagonista na aclamada série “Cangaço Novo” do Prime Video (Amazon).

No cinema, sua versatilidade se destaca em filmes como o premiado Aquarius e na popular trilogia sobre o caso Suzane von Richthofen, onde interpretou Cristian Cravinhos. Além de atuar, ele também é diretor, produtor e roteirista, provando ser um artista completo.

Estamos incrivelmente honrados por celebrar sua contribuição para a sétima arte, ainda iremos exibir o curta metragem “Falso Picadeiro”, dirigido por Allan aqui em Trancoso!

Preparem-se para um Festival repleto de emoções e grandes filmes!

Mikael de Albuquerque

Mikael de Albuquerque

Menção Honrosa 2025 Roteirista Nacinal

O roteiro é a parte estrutural do mercado audiovisual. Representa a base para o trabalho de todos os profissionais envolvidos na indústria cinematográfica – uma das mais potentes da atualidade no planeta.

É com enorme prazer que anunciamos a Menção Honrosa Roteirista Nacional para Mikael de Albuquerque. Mestre em Escrita Dramática pela Tisch School of the Arts, New York University, suas obras transitam por uma variedade de gêneros e exploram temas como os direitos humanos, o impacto da arte na sociedade, e a história da economia política brasileira. Em 2018, Mikael venceu o Prêmio Grande Otelo nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado pelos filmes A Glória e a Graça e Real – O Plano Por Tras da História, respectivamente. Em 2022, escreveu o roteiro final da primeira temporada da série O Rei da TV, biografia não-autorizada de Silvio Santos, disponível na plataforma Disney+. Em 2024, Mikael ganhou o seu terceiro Prêmio Grande Otelo, na categoria Melhor Roteiro Adaptado, pelo filme O Sequestro do Voo 375, pelo qual também ganhou os prêmios de Melhor Roteiro no Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival SESC Melhores Filmes e Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) de Melhor Roteiro Adaptado.

Mikael foi membro da comissão que escolheu o filme para representar o Brasil no Oscar 2020, e jurado de diversos Festivais de Cinema. Atualmente, é representado pela CAA (Creative Artists Agency), em Los Angeles, e trabalha em projetos nacionais e internacionais.

Mikael, seja muito bem vindo a nosso Festival! Nosso Troféu Pataxó reconhece o seu sucesso e deseja novos voos para sua carreira, tão fundamental para o nosso cinema!

Nelson Freitas

Nelson Freitas

Menção Honrosa 2025 Ator Nacional

É com grande honra que confirmamos a presença do Nelson Freitas nos dias 07 e 08 de dezembro de 2025, na 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso Trancoso para receber uma Menção Honrosa por sua carreira. O Troféu Pataxó é o símbolo do reconhecimento pelo seu empreendedorismo e sucesso como um dos atores comediantes de maior referência no Brasil!

Nelson Freitas é consagrado no teatro, cinema, televisão, e após 30 anos de carreira mergulhou em estudos científicos e experiências pessoais para compor “O Riso: Um Negocio Sério“, palestra que desperta transformações interpessoais, profissionais e até imunológicas!

Alice Carvalho

Alice Carvalho

Menção Honrosa 2025 Atriz Nacional

Alice Carvalho nasceu na cidade de Natal RN, e foi criada na cidade de Parnamirim, quando criança teve contato com o teatro como terapia para amenizar a hiperatividade, na adolescência, após testes e rejeições, experimentou a criação de histórias, e com amigos criou e protagonizou a premiada websérie SEPTO, 2016, e desde então constrói uma trajetória marcada pela ousadia e originalidade.

É com imenso privilégio que o Festival de Cinema de Trancoso anuncia a Menção Honrosa à sua carreira, com o Troféu Pataxó, reconhecendo seu talento e expressão artística que atravessa o teatro, o cinema, a TV e a música, um impacto como uma das personalidades mais potentes da nova geração do audiovisual brasileiro.

Sua projeção nacional e internacional ganhou novo fôlego com o sucesso de Cangaço Novo (Prime Video), em que deu vida à intensa Dinorah Vaqueiro, papel que consolidou seu nome entre os grandes talentos contemporâneos. Na televisão, marcou presença em Guerreiros do Sol e Renascer (TV Globo), explorando diferentes linguagens e personagens com profundidade e verdade.

Durante o Festival vamos exibir o curta-metragem “Navio”, dirigido por Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real.

Jayme Monjardim

Jayme Monjardim

Menção Honrosa 2025 Diretor Nacional

O Festival de Cinema de Trancoso tem o prazer de anunciar que, além de Membro Oficial do Júri, Jayme Monjardim receberá o Troféu Pataxó, uma Menção Honrosa em reconhecendo à sua contribuição essencial para o audiovisual brasileiro e sua sensibilidade única na direção de obras que marcaram gerações.

Com uma carreira sólida e visionária, Jayme construiu uma linguagem estética inconfundível, conhecida pelo lirismo, pela fotografia arrebatadora e pela emoção das narrativas. Sua direção deu vida a algumas das produções mais emblemáticas da teledramaturgia nacional, como Pantanal, Terra Nostra, O Clone, A Casa das Sete Mulheres e América, que elevaram o padrão artístico da televisão brasileira a patamares cinematográficos.

Ao longo das décadas, Monjardim consolidou-se como um contador de histórias que traduz, com delicadeza e grandeza, o imaginário brasileiro. Suas obras dialogam com o tempo, a natureza e os sentimentos humanos mais profundos, marcando presença constante nas memórias afetivas do público.

E este ano nosso Festival vai exibir um filme inédito de Jayme: “O AVENTAL ROSA”, uma obra que sai da linha dos filmes épicos com produções gigantescas, e aborda a profundidade da alma humana de forma gigante, um filme de detalhes, emoção, e uma homenagem aos seres humanos que se dedicam a cuidar de pacientes terminais.

Celebrar Jayme Monjardim em Trancoso é reconhecer a capacidade de transformar imagem em sentimento, uma sensibilidade poética que transcende formatos e plataformas.

Premiações por ano

Confira os homenageados de cada edição do Festival de Cinema de Trancoso