EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

4º Festival de Cinema de Trancoso

Edições do Festival

Revolução do Afeto

Afeto, conjunto de percepções que envolvem sentimentos e emoções e que nos ajudam entender o mundo, dar significado a ele, à vida e estabelecer vínculos com outras pessoas.

Usando uma metáfora bastante poética, a vida afetiva é o que dá brilho, calor e cor à convivência humana, que seria fria, sem brilho e sem sabor caso não houvesse afeto.

É relação que se estabelece entre pessoas a partir de suas emoções, de seus sentimentos e de um sentido muito subjetivo e inestimável. Afeta de maneira sensível nossos pensamentos dando a eles valores, forma, matiz e conteúdo.

16 a 20 de Novembro de 2021 acontece a 4ª Edição do Festival de Cinema de Trancoso com o tema: Revolução do Afeto!

Persistência

O Festival de Cinema de Trancoso foi criando com um objetivo muito claro: ajudar a fortalecer e estimular o turismo cultural no sul da Bahia. Temos como sonho e missão posicionar Trancoso no calendário anual dos principais festivais de cinema do Brasil e no exterior. Queremos criar e oferecer uma opção cultural de alto nível no Sul da Bahia, beneficiando a economia criativa desta linda região.

Assim como em 2020, o Festival de Cinema de Trancoso acontecerá em 2021 sob o véu da crise da pandemia Covid-19 que impactou  significativamente a dinâmica da maior parte da produção cultural do país, criando uma crise sem precedentes.

Não desistimos! Queremos enfrentar as limitações impostas por estes tempos difíceis, a fim de fomentar um espaço de ação para toda uma família de profissionais que atuam nesta cadeia produtiva.

O Festival de Cinema de Trancoso teve de se  reposicionar, entender e tirar proveito dos novos formatos presenciais e digitais que estão sendo gerados e criados neste contexto de pandemia para os eventos culturais. Como tudo e todos, tivemos de repensar…

  • Adaptar as ações presenciais;
  • Descobrir formas interessantes de trabalhar o espaço on-line;
  • Encontrar novas maneiras de comunicação;
  • Desenvolver novas estratégias para oficinas e debates.

Há muitas incertezas, porém, há muitas certezas também: certeza de que temos que manter a vida acontecendo, buscar formas alternativas de fazer e a certeza de que, como produtores culturais, temos a obrigação de fazer com que o vôo continue!

O Show deve continuar!

Revolução do Afeto

Nesta edição, buscamos um cinema com um olhar voltado para este paradoxo da solidão e do isolamento num mundo de hiperconectividade.

Um cinema que busca falar deste momento, desta revolução do afeto que estamos vivendo “forçadamente” sob diversas perspectivas, nestes tempos estranhos, tempos de quarentena, tempos de pandemia.

O cinema tem o poder de ressignificar afetos… através da provocação – interpretação única que gera no espectador, em seus sentimentos e emoções, suas referências pessoais de família, educação, amor, moral e ética.

Cinema é uma forma de desfrutar da nossa preciosa liberdade de se emocionar com a vida, e é por este propósito que trabalhamos.

Cinema, Gastronomia e Afeto

Serão convidados os principais restaurantes de Trancoso para participares do circuito “CINEMA, GASTRONOMIA E AFETO”.

A proposta será criar um prato que inspire o afeto através da gastronomia e que traga como
bagagem conceitual a inspiração de um diretor de cinema, uma atriz, ou um filme.

O Restaurante e o Prato farão parte da divulgação em nossas redes sociais e estarão em destaque na revista bilíngue e no guia digital da 4ª edição do Festival durante toda a semana do festival.

Todos os pratos deverão ter um valor tabelado.

Caberá ao restaurante oferecer 06 cortesias para serem brindadas aos jornalistas, convidados e diretores dos filmes exibidos durante o festival.

Filmes e Mostras

Além da parceria com Canal Brasil, que está presente desde a 1ª Edição, buscamos parcerias com outras plataformas de streaming, com mostras de outros festivais e indicações de diretores e críticos de cinema com filmes que retratem as mudanças provocadas nas relações afetivas pela pandemia e o isolamento.

Um olhar sob as perspectivas das revoluções comportamentos e valores da sociedade.

Democratização da Cultura

Os filmes representam muito para uma sociedade, sempre buscando reflexões sobre os valores morais, éticos, visando uma convivência mais culta, íntegra e menos preconceituosa.

O Festival se preocupa com a formação educacional da população e supre uma carência de opções culturais da região. Em 2019, em sua 2ª Edição, as parcerias estabelecidas com as escolas locais levaram o público infantil para a Casa das Festas do Povo de Trancoso todos os dias.

As exibições ao ar livre, em locais propícios ao agrupamento seguro das pessoas, tiveram um público de todas as idades e níveis culturais.

O Curso de Roteiro e Direção para Webfilmes e o Curso de Atuação e Gravação de Curtas Metragens, aconteceram no Colégio Estadual Elba Ramalho com o objetivo de capacitar as futuras gerações como agentes culturais e realizadores audiovisuais. Todas as comunidades de Trancoso, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Eunápolis foram convidadas a se inscreverem.

Os alunos da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, da ONG Despertar e os estagiários auxiliares receberam certificados da 2ª Edição do Festival de Cinema.