Porto Seguro | Bahia | Brasil
Todas as exibições e palestras são gratuitas para públicos de todas as idades!
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Confira mais  vídeos e filmes no canal do Youtube de Flávia Barbalho

Flávia Barbalho

Diretora Geral do Festival

Desbravadora e inventiva por natureza, Flávia é cineasta, roteirista, montadora, produtora e diretora audiovisual de documentários, programas de televisão e filmes experimentais apresentados e premiados em Festivais como Ouro Preto, Jericoacoara, Fortaleza, Cuba, Nova Iorque, Irlanda, Londres, entre outros. 

Ampliou suas vivencias por seis anos entre Austrália (onde gravou “O Diplomata”, com Arnaldo Carrilho), Ásia (China, Tailândia, e Indonésia) e Europa (Kilkenny/Irlanda e Praga/República Tcheca), realizando filmes autorais.

Estudou Engenharia Civil, Administração de Empresas e Cinema/ Academia Internacional de Cinema/RJ; foi Coordenadora de Comunicação da Associação Curta Minas/ABD-MG; Coordenadora de Produção do III e IV Cinedocumenta, Mostra de Filmes de Documentários em Ipatinga, MG; entre diversos outros trabalhos.  

Idealizadora e diretora do Festival de Cinema de Trancoso, Porto Seguro, Bahia, que chega à sua 7ª edição.

Mercado Audiovisual Trancoso, 2a edição, com Zeca Brito.

Festival de Cinema de Catas Altas, MG, 2a edição, com Luciano Almeida. www.festivalcinemacatasaltas.com.br 

Participações como Júri

Membro do júri do Prêmio Andorinha Digital I Festival CINEPORT (Festival Cinema Países de Língua Portuguesa) em Cataguazes/MG (onde gravou “Convesa no Cinema”, com Paulo César Saraceni), 2005;

Membro do júri de curtas metragens no 54º FBCB, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF,  2021;

Membro do júri do pitching do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras no 50º Festival de Cinema de Gramado, RS, 2022;

Membro do júri de curtas internacionais no XV Festival Internacional da Fronteira, Bagé, RS,  2024.

PROGRAMAS DE TV

Way Brasil TV – Diretora de Núcleo de Criação dos programas Mulheres Maravilha, Autênticos, Gourmet Chef, Gourmet Persona, On The Way – Viagens, Adventure Way, Esportes de Aventura, Cine Cult e Curiosidades.

Filmografia

Belo Horizonte, MG 2005
Duração
77'
Documentário
20 Anos na Estrada do Rock

Flávia assina roteiro e direção do documentário sobre a cena rock´n roll em Belo Horizonte dos anos 80 a 2005, através da trajetória da banda autoral “Serpente” que se apresentava como cover “It´s Only Rolling Stones”.

Cataguazes, MG 2009
Duração
11'
Documentário
Conversa no Cinema

Uma conversa entre Flávia Barbalho e o diretor Paulo César Saraceni na 1ª edição do CINEPORT, Festival de Cinema de Línguas Portuguesas em Cataguases, Minas Gerais, terra de Humberto Mauro, 2005.

Belo Horizonte, MG 2015
Duração
25'
Documentário
Palavra de Dra Zélia Brandão

Entrevista esclarecedora e biográfica que Dra. Zélia Resende Savala Brandão, fundadora e presidente do Grupo Científico Ramatis, RAMAL, concedeu a cineasta Flávia Barbalho.

Sidney/MG 2016
Duração
33'
Documentário
O Diplomata

Gravado em Sydney, Austrália, em 2006 com o diplomata brasileiro Arnaldo Carrilho, por Flávia Barbalho e Karla Grunewald; finalizado em parceria com Fábio Carvalho e Isabel Lacerda. O filme é uma homenagem aos bastidores do Cinema Novo, exibido no 37º Festival de Cinema Cuba 2015, entre outros.

Morro de SP, BA 2017
Duração
25'
Documentário
Histórias do Morro de São Paulo

Apresenta a pequena Ilha próxima a Salvador, Dona Zezé e outros personagens, cotidiano e opções de restaurantes e hospedagens.

Sidney/MG 2016
Duração
13'
Documentário
Além Diplomata

Foi o primeiro filme que Flávia editou sozinha, em 2018, com o material bruto que não foi usado em “O Diplomata”; aqui Arnaldo Carrilho fala de mulheres e de política brasileira.

Elke Maravilha

Documentário a finalizar, trecho de entrevista gravada em 2013.

Belo Horizonte, MG, 2018
Duração
19'
Documentário
Covardia Capital

Direção Flávia Barbalho e Lillian Salgado, documentário sobre o super endividamento dos idosos com os empréstimos bancários, uma realização do Instituto Defesa Coletiva

Trancoso, BA - 2021
Duração
19'
Experimental
Os Construtores

O filme “Os Construtores” desperta para a ressignificação dos encontros individuais e coletivos e representa o simbolismo da reconstrução do Brasil, pois há entre os personagens Pedro Álvares Cabral e os índios Pataxós, e aborda ainda os temas das ODS _ Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Agenda 2030, visando um mundo melhor e mais sustentável. A linguagem é universal, metafórica e musical. O filme é uma homenagem à série original da Netflix “La Casa de Papel”, onde os personagens representam as capitais do Brasil e à Dib Luft, diretor de fotografia que revolucionou a forma de filmar no Cinema Novo, destacando o Brasil e nossa linguagem fílmica nos maiores festivais de cinema do mundo. O filme recebeu uma MENÇÃO HONROSA do Festival de Cinema do Japão, foi finalista no New York Tri-State Film Festival.

Confira mais  vídeos e filmes no canal do Youtube de Flávia Barbalho