Porto Seguro | Bahia | Brasil
Todas as exibições e palestras são gratuitas para públicos de todas as idades!
Logo-Festival
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Realização

BRAXIL FILMES

Patrocínio

OIP-1

Realização: BRAXIL FILMES

Patrocínio:

Farmácia-Indiana
Prefeitura de Porto Seguro
OIP-1
CAIXA_2cores_positiva
BRASIL

CURTAS SELECIONADOS PARA A 1ª MOSTRA COMPETITIVA

Foram 70 filmes inscritos dos gêneros ficção, documentário, animação e experimental. Confira a lista com os 16 curtas selecionados pelo Júri que serão exibidos na programação oficial do Festival no dia 28 de setembro de 2023.

MOSTRA 1

Origem
São Paulo/SP/Brasil
Duração
8'
Gênero
Animação

De Dentro Do Quarto

Um filme de Paula M. Urbinati

Um garotinho acorda em seu quarto sem se lembrar de nada, nem mesmo de seu nome. Ele não sabe o que aconteceu e nem como foi parar ali, mas não se incomoda por isso. Ele ama seu quarto e, inclusive, tem medo de sair dali. No entanto, conforme passa o tempo, ele começa a se irritar com o fato de estar lá trancado e vai criando coragem para ver o que há do lado de fora.

Origem
Brasil; Cuba
Duração
22'
Gênero
Documentário

Travessias

Um filme de Ana Graziela Aguiar

Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

Origem
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Duração
10'
Gênero
Documentário

Nunca Pensei Que Seria Assim

Um filme de Meibe Rodrigues

Através de memórias do próprio passado, a artista Meibe Rodrigues propõe uma reflexão sobre negritude e escrevivência.

Origem
Pirenópolis-GO, Brasil
Duração
16'
Gênero
Experimental

À Beira do Rio das Almas

Um filme de Taize Inácia

Na beira do Rio , uma lavadeira ouve no vento e nas aguas, vozes que sussurram histórias silenciadas . Os enredos emergem nos movimentos de seu corpo , que dança em uma elipse na qual presente e passado fazem de Joanna a encruzilhada de mensagens as gerações do futuro.

Origem
DF/GO
Duração
15'
Gênero
Ficção

Vão das Almas

Um filme de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”

Origem
Serra (ES); São Vicente (SP); João Pessoa (PB)
Duração
8'
Gênero
Documentário

Memórias do Fogo

Um filme de Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio; Irineu Cruzeiro Neto

Para muitos povos indígenas, nem sempre o fogo pode ser dominado. Atravessando uma história marcada por fascínio, cobiça, destruição e revolta, o fogo se inscreve nas lutas dos povos oprimidos de todo o mundo. O que resta depois que tudo vira cinzas?

MOSTRA 2

Origem
Conde, Paraíba, Brasil
Duração
13'
Gênero
Experimental

Cartas de Arapuca

Um filme de Paulo Pontes

Cartas de Arapuca traça um percurso de bicicleta pelas veredas e estradas da cidade do Conde, na Paraíba. No fluxo, dimensiona muros e guaritas que dão contorno à exploração imobiliária. Ao aproximar do turismo, enseja uma conexão com documentos do Conde da década de 70, que retomam paisagens das lutas de pescadores e agricultores pela permanência na terra. Na companhia de siris e formigas, o filme-carta inventa um mundo com as imagens, desviando do roteiro  para acionar processos criativos por meio de brincadeiras que abrem a câmera ao acaso.

Origem
Recife, PE
Duração
23'
Gênero
Documentário

Pedro e Inácio

Um filme de Caio Dornelas

Uma pequena comunidade de camponeses no interior do Brasil luta por direito à terra, trabalho, justiça e dignidade.

Origem
Santos, SP, Brasil
Duração
12'
Gênero
Documentário

Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn (Não somos apenas sombras)

Um filme de Dino Menezes

O filme ‘Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn’ (Não Somos apenas sombras) narra, em guarani,  a história e os desafios atuais da aldeia indígena Paranapuã, localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, Brasil. O documentário propõe que indígenas se vejam em tela de cinema, como protagonistas da sua própria história.

Origem
Salvador, Bahia, Brasil
Duração
3'30'
Gênero
Experimental

Onde Tem Índio Tem Floresta

Um filme de Fausto Junior

Povos indígenas cantam para os espíritos da floresta.

Origem
Caraíva - Trancoso Bahia
Duração
06'
Gênero
Documentário

Ilha da Fantasia

Um filme de Marcos Paulo

Ilha da Fantasia é uma meditação visual que se desdobra em um diálogo tênue entre dois mundos. Gravado em Caraíva e Trancoso, litoral sul da Bahia, o filme convida o público a mergulhar em reflexões sobre privilégio, pertencimento e a intrincada teia de conexões que permeiam essa região de beleza paradoxal. As paisagens podem abrigar mais do que a vista alcança - elas podem ecoar com histórias e anseios que nos desafiam a ver mais profundamente."

Origem
SP/BA
Duração
23'
Gênero
Documentário

Sagrado Compor

Um filme de Henrique Dantas e Marcelo Abreu

Em tudo existe música. A palavra e o som têm força. A música de um povo não mostra apenas sua cultura, sua crença e história. A música de um povo os une. O espírito do povo vive em sua música.Sagrado compor é um curta metragem que revela a partir de um encontro multicultural, músicas e canções ligadas ao sagrado de diferente povos e etnias do Brasil.

MOSTRA 3

Origem
Igatu, Bahia, Brasil
Duração
21'
Gênero
Documentário

Dagmar, Filha do Barro

Um filme de RodriguezRemor (Denis Rodriguez e Leonardo Remor)

O documentário acompanhou, por dois anos, o cotidiano da mestre ceramista baiana Dagmar Muniz de Oliveira, conhecida por manufaturar os maiores vasos do Brasil. A artista nos deixou em maio de 2023. Trata-se de uma pesquisa audiovisual sobre a força do matriarcado na luta pela sobrevivência e manutenção de tradições ancestrais, em cruzamento com as etapas de confecção cerâmica: a busca do barro na foz do Jequitinhonha, a secagem e a preparação da argila, a modelagem das peças em família, o enfornamento dos potes e a singular queima em forno caieiras. Um convite à reflexão sobre o fazer do barro e a urgência da salvaguarda desses conhecimentos.

Origem
Chapada dos Guimarães, MT, BR
Duração
20'
Gênero
Documentário

CACICA – A força da Mulher Xavante

Um filme de Jade Rainho, Carolina Rewaptu

Documentário de curta-metragem poético-musical que apresenta a história de vida de Carolina Rewaptu, uma importante liderança indígena, considerada a primeira Cacica brasileira, sobrevivente de um dos maiores massacres e disputas territoriais do norte do Mato Grosso.

Origem
Aldeia Pataxó Porto do Boi, Bahia
Duração
13'
Gênero
Documentário

Raízes

Um filme de Leonardo Barreto

O curta-metragem conta a história da parceria inédita da artista plástica Christina Oiticica com Txatxu Pataxó, artista indígena da etnia Pataxó na produção de telas que foram pintadas por ambos e ficaram enterradas na Aldeia Porto do Boi, no extremo Sul da Bahia.

Origem
Recife,PE,BR
Duração
17'
Gênero
Documentário

Das Águas

Um filme de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo

"Das Águas" mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. O filme é um retrato e também um recorte espaço-tempo na história da cidade. A rotina dos pescadores e pescadoras, suas dificuldades e desafios para manter a tradição da pesca e garantir o sustento de suas famílias, suas histórias de vida, os sonhos, as lutas e a relação com o rio, que é parte fundamental da sua identidade cultural.

JÚRI

Pela primeira vez, o Festival contará com uma mesa de júri que participará ativamente na Mostra Competitiva de Curtas Metragens. Conheça a biografia de cada um deles.

Thiago Lacerda

Uma honra receber o conhecimento e talento de Thiago Lacerda para integrar nossa mesa como membro do Júri.

Tânia Montoro

Tânia Montoro é PHD em cinema pela Universidade Autônoma de Barcelona. Tem pós doutorado em cinema e audiovisual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ) e pelo Deutsch Film Institute, Amsterdã. Professora de cinema da Universidade de Brasília ( UNB ) desde 1987. Uma das fundadoras da linha de pesquisa em estudos da imagem e som no mestrado e doutorado e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a mulher ( Nepem/Ceam /Unb ). Curadora de festivais nacionais e internacionais de cinema como Cine Urbana , Festival de Cinema Brasileiro de Brasília , Negro em Cartaz, FICA, Festival de Cine de Las Donnes e outros. Participa de comissões de seleção e como membro de júri de festivais de cinema no Brasil e exterior: CinEco ( Portugal ), Festival de Cinema Fantástico de Sitges ( Catalunha), Brazilian Films Festival Chicago, Doc Piri, Festcinebrasilia, Festival de Cinema e Literatura do Porto, entre outros. Autora de sete livros sobre comunicação e cultura e umas dezenas de artigos científicos. Pesquisadora e consultora de organismos internacionais como Unesco, Unifem, Unicef, PNUD, além de sócia acadêmica do IHGB – Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Como realizadora seu último longa “Hollywood no Cerrado” ganhou melhor direção no festival RECINE.

Rodrigo Brant

Rodrigo Brant é um profissional experiente e versátil, com um extenso currículo no mercado audiovisual. Ele tem se destacado como cineasta e diretor de fotografia em diversos projetos, incluindo longas e curtas-metragens, documentários e peças publicitárias, produções premiadas no Brasil e exterior. Como cineasta, possui um estilo próprio e uma visão única, capaz de transmitir emoção e contar histórias de forma cativante. Ao longo de mais de 20 anos no mercado audiovisual, acumulou conhecimento e experiência valiosos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil. Trabalho pautado pela paixão pelo cinema e pelo compromisso em superar expectativas e criar obras memoráveis.

Maria Luiza Grobério

Maria Luiza Grobério é empreendedora, empresária e patrocinadora do Festival de Cinema de Trancoso desde o primeiro ano, é musicista e já tocou e atuou nos curtas-metragens produzidos pelo evento. Apaixonada pela arte da gastronomia, do bem viver e do bem servir. Certificada pelo ALL Japan Sushi Institute, assina o cardápio do café da manhã e bistrô do Hotel da Graça, do qual é anfitriã.

Gustavo TJ

Gustavo Junqueira é graduado em Comunicação Social (ESPM) e Artes Visuais (FAAP); e pós-graduado em Documentário Criativo pela UAB (Universidade Autônoma de Barcelona). Em sua imersão audiovisual, dedicou-se por 15 anos ao cinema e à televisão, principalmente nas áreas de roteiro, direção e roteiro de edição, participando de diversos reality shows nacionais, além de integrar a equipe realizadora dos curtas-metragens de ficção O Inferno de Lucas, People Change, Ensopado, A Orquídea e o Dente de Leão e no longa-metragem Vagalhão. Em não-ficção, atuou em Os Construtores e assinou roteiro e edição de De Monstruos y Faldas, ambos com ampla visibilidade internacional. Sua pesquisa artística está fundamentada nas diversas possibilidades que o corpo tem de se tornar imagem, dedicando-se à pintura, performance, videoarte e videoperformance, com destaque para participações nas Anuais de Arte da FAAP, exposição Exercício, na Galeria Jaqueline Martins – SP e ainda na mostra Bluring the lines, no Palais des Art da Paris Photo Trabalho plástico, visual e audiovisual, poética onírica voltada para a experimentação, capaz de borrar os limites entre real e o virtual; o documentário e a ficção; e naturalmente, entre a vida, o sonho e a arte.

Alethea Costa

Alethea Costa reside no sul da Bahia e desenvolve produtos culturais e esportivos por meio de sua agência de comunicação, audiovisual e produção de eventos, Saruê Cultural: Caraíva Cineclube, Festival de Cinema Regional Cine73, Caraíva Folia, Festival Caju de Leitores e a Corrida Rústica de Caraíva. Formou-se em 1997 em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba onde construiu carreira como repórter esportiva para jornais e sites, como produtora de televisão em telejornais e programas de cultura, turismo e esporte. Em 2006 migrou para a Assessoria de Imprensa onde exerceu atividades junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, Confederação Brasileira de Atletismo e Confederação Brasileira de Futebol. Realizou a gestão de imprensa do Marketing Esportivo da Caixa Econômica Federal entre os anos de 2007 e 2009, e também de grandes eventos esportivos como: Fórmula 1, Jogos Panamericanos e Parapanamericanos Rio 2007, Jogos Olímpicos Londres 2012, Rio 2016, Copa do Mundo de Futebol Russia 2018.

Luca Grivet Brancot

Luca Grivet Brancot é um experiente profissional da indústria do entretenimento de nivel internacional, com uma jornada de 23 anos na Europa, Estados Unidos e Brasil. Seu foco principal está na direção de fotografia para filmes e produção. Ele colaborou em filmes de longa-metragem em parceria com empresas renomadas, incluindo Lionsgate, e sua expertise também abrange a produção de documentários e comerciais para marcas como Ferrero e Audi. Além disso, ele possui experiência como primeiro assistente de direção em produções renomadas, proporcionando-lhe uma visão única em cenários complexos.
plugins premium WordPress

0

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Regulamento para inscrição de filmes de curta-metragem

É possível inscrever filmes de curta metragem – Nacionais ou Internacionais com legendas em português – de até 25 minutos de duração – Gêneros: Documentário, Ficção, Experimental ou Animação.

Os filmes serão selecionados de acordo com o tema Regeneração do Planeta.

As inscrições são de 05 a 20 de agosto de 2023. Todas as etapas são realizadas online pelo nosso website. Em caso de dúvidas, estamos disponíveis pelo whatsapp (73) 999041171.

Juri composto por Tânia Montoro, Gustavo Junqueira, Maria Luiza Grobério, Rodrigo Brant e Luca Grivet Brancot. A divulgação dos filmes selecionados para a composição da programação oficial será dia 01 de setembro de 2023.

Vamos eleger 04 curtas metragens como vencedores, que receberão como prêmio um Certificado e um Troféu que ficará a espera do vencedor aqui em Trancoso!

Juntos podemos mudar o mundo!

Parabéns por fazer parte dos pensadores do Planeta Terra!

Flávia Barbalho e Equipe do Festival de Cinema de Trancoso

*Não podemos oferecer pousadas aos representantes dos filmes selecionados, mas caso seja possível estar presente nos dias do evento, comuniquem com a nossa equipe.

COTA POST

R$1.500
Logomarca no site
Logomarca projetada na Igreja
1/8 de página na revista (Foto + Contato + Marca)
Post nas Mídias Sociais
Azulejo de estabelecimento parceiro
Nome
Contato
Descrição

Parceiros 2022

Parceiros 2022

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site.