A originalidade enraizada no Festival de Cinema de Trancoso
Com o know-how de dez anos de carreira enquanto fotógrafa, filmmaker e diretora, Paula Mordente @paulamordente vem se destacando como criadora de conteúdo e influenciadora.
Começou no segmento do audiovisual, já inclusive tendo palestrado nos maiores congressos do ramo no Brasil. Sua presença online vem quebrando barreiras dia após dia, se tornando referência em criação de conteúdo e publicidade, com uma linguagem autêntica, orgânica e com uma qualidade audiovisual acima da média, para marcas de diversos nichos, desde automotivo, tecnologia, lifestyle, alimentício, bem-estar.
Paula já representou marcas como: Porsche, BMW, Fiat, Postos Petrobras, RAM, Caffeine Army, Sky, Samsung, GWM, DJI, Nomad, C6 Bank, entre várias outras.
Ufa!
Uma menção pra lá de especial! Neste ano, o Festival de Cinema de Trancoso homenageia a vida de Javier Domingo.
Nascido na Catalunha num dia bisexto. Espanhol. Estudou medicina e foi produtor do Festival de Musica Catalana no Palau da Música em Barcelona em 1968. Veio para a América, e em Porto Rico, especializa-se em patologia anatômica. Caminhando por USA, chega a Nova York em 1980 sendo promotor do espaço de arte Gas Station, Fotógrafo e Art Videomaker, conhece Trancoso em 1989.
Nessa rota Trancoso – NY – Trancoso ficou por 33 anos, fazendo docudramas, documentários antropológicos e poéticos! Sabe a melhor parte? Ele vive aqui, com “nóis”!
Conectados ao que de excepcional existe no mundo, trazemos essa menção honrosa internacional a nome de Niv Fichman, fundador da Rhombus Media, a proeminente produtora canadense de longas-metragens teatrais, dramas de televisão de ponta e programas de artes cênicas. Nos últimos 40 anos, os projetos da Rhombus foram exibidos em todo o mundo, receberam muitos elogios da crítica e ganharam inúmeros prêmios, incluindo vários Primetime Emmys e um Oscar.
Mr.Fichman produziu filmes de renomados diretores internacionais como Denis Villeneuve, Olivier Assayas, Atom Egoyan, François Girard, Guy Maddin, Patricia Rozema, Brandon Cronenberg, Don McKellar e Fernando Meirelles.
Filmes anteriores notáveis incluem The Red Violin, Last Night, Clean, Thirty Two Short Films about Glenn Gould, Saddest Music in the World, Enemy, Possessor, Blindness e, mais recentemente, BlackBerry, que estreou com uma resposta unanimemente positiva na Berlinale de 2023.
Atualmente, o Sr. Fichman está trabalhando em The Sympathizer, uma série de 7 partes para HBO e A24, baseada no romance vencedor do Prêmio Pulitzer, dirigido por Park-Chan-wook, Fernando Meirelles e Marc Munden, estrelado por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh; e Seven Veils, longa-metragem dirigido por Atom Egoyan, estrelado por Amanda Seyfried.
Ufa! A edição VI Festival de Cinema de Trancoso promete!
As estrelas do Festival de Cinema de Trancoso que brilham! Apresentamos a Menção Honrosa desta VI edição, Andrea Barata Ribeiro, formada em comunicação social, produziu mais de 60 filmes e séries para TV, streaming e outras plataformas em três décadas de trabalho. É produtora de filmes como “Cidade de Deus”, “Xingu”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Marighella”, além de séries como “Irmandade”, “Pico da Neblina”, “Manhãs de Setembro” e muitas outras que estão aí na sua tela.
Andrea também é sócia e produtora executiva da O2 Filmes. Foi a primeira mulher brasileira eleita pela revista americana @variety como uma das cinquenta produtoras mais influentes do mundo. Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood sendo jurada do Oscar, a premiação mais importante do cinema.
Que currículo e que honra tê-la conosco!
Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo?
Fernanda Heinz, @feheinz , homenageada do Festival de Cinema de Trancoso e diretora do impressionante documentário BIOCÊNTRICOS, @biocentricos , traz essa e outras provocações que são respondidas pelo olhar de Janine Benyus. A partir da conexão de pessoas que colocam a vida no centro de suas escolhas, a bióloga propõe inovações tecnológicas e sociais inspiradas na experiência de bilhões de anos da Terra.
Simplesmente imperdível!
“Os anos recentes nos mostraram que não podemos prescindir da arte para viver.” É com essa fala que @wagnerassis1111 Wagner de Assis, diretor, produtor e roteirista de aclamados filmes como Nosso Lar, Kardec e A Menina Índigo, inaugura sua participação no #FestivalDeCinemaDeTrancoso recebendo a homenagem por conteúdo de “Regeneração do Planeta”.
Para Wagner, tempos em que demonstrar que direcionar nossas buscas pessoais para o entendimento de si mesmo e do mundo é uma necessidade. Tempos, como dizem, de transformação mais abrupta do Planeta (até porque há transformações em todos os tempos). Se estamos em renovações vitais, se estamos em mudanças astrais, se estamos num tempo em que renascer já não é mais tão simples quanto antes – devido às teorias de que os novos tempos abrigarão seres menos enfermos da alma – nada mais importante do que falarmos sobre isso.
E, se os filmes puderem ajudar, que as salas de cinemas estejam cheias para que vivam experiências cinematográficas e, porque não?, espirituais.