Homenageados 2024

Junior Baeta
Homenageado 2024
Na noite de abertura do Festival, em 8 de dezembro, o cineasta e educador Junior Baeta será celebrado com a exibição de seu documentário “Dona Morena: Um Legado em Trancoso”, nas paredes da Igreja São João Batista, no icônico Quadrado Histórico.
O filme resgata a riqueza cultural de Trancoso ao narrar a história de Maria Alves, carinhosamente conhecida como vovó Morena, e de suas filhas, que seguem contribuindo para a identidade da comunidade. Esse trabalho é não apenas um tributo à memória local, mas também uma poderosa ferramenta pedagógica, vital para perpetuar a história de Trancoso para as próximas gerações.
Natural de Trancoso, Junior iniciou sua trajetória artística em 2009 e desde então se destacou como ator, educador e criador do Sarau Baiano. Ele também desenvolveu metodologias inclusivas, como a metodologia democrática de arte, que transforma a forma de ensinar artes no ensino fundamental.

Dan Hudson
Homenageado 2024
O Festival de Cinema de Trancoso tem a honra de homenagear Dan Hudson, cineasta e jornalista baiano e fundador da produtora O Andantte. Morador de Porto Seguro, Dan conheceu o trabalho do Instituto Descobrir durante a V edição do Festival de Cinema de Trancoso, onde exibiu um de seus filmes. Foi ali que ele teve contato com o Instituto, fundado por Francis de Holanda. A organização promove a educação e o empoderamento social na Comunidade do Baianão, e decidiu contar essa história no documentário A Voz do Gueto.
O filme de 45 minutos será exibido esse ano do Festival, e destaca a transformação e a resistência nas comunidades periféricas de Porto Seguro, com foco no impacto positivo do Instituto Descobrir. Através da música e da educação, a instituição oferece novas perspectivas de vida para os jovens locais, promovendo o desenvolvimento de talentos e gerando oportunidades para um futuro melhor.
Com uma narrativa sincera e envolvente, A Voz do Gueto dá voz à comunidade, trazendo à tona histórias de superação, cultura e força. O Festival de Cinema de Trancoso celebra o trabalho de Dan Hudson e seu compromisso com o cinema como ferramenta de transformação social.

Francis de Holanda
Homenageada 2024
Na abertura do Festival de Cinema de Trancoso, teremos a honra de homenagear Francis de Holanda, uma verdadeira inspiração para a arte e a cultura de nossa região.
Musicista e produtora cultural, Francis é idealizadora e gestora do Instituto Descobrir, que há 12 anos transforma vidas em Porto Seguro. Por meio de aulas gratuitas de arte e cultura na comunidade Baianão, o instituto já impactou mais de 6.000 jovens e crianças, destacando-se como um polo de transformação social. Além disso, Francis atua no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho da Mulher, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento comunitário.
O trabalho de Francis também se estende à música, com a criação da banda Jazz Descobrir, que celebra a arte como um veículo de mudança e expressão cultural.

Tokie Sato
Homenageada 2024
No dia 08 de dezembro, o Festival de Cinema de Trancoso terá a honra de prestar uma homenagem especial a Dona Tokie Sato, pelos 45 anos de tradição de seu restaurante, situado na balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda. Dona Tokie, junto com sua equipe, estará presente no Quadrado Histórico de Trancoso para receber o reconhecimento pelo seu legado e contribuição à cultura local.
Sua homenagem reforça o papel da gastronomia como arte que nos conecta à memória e ao afeto.

Yves Goulart
Homenageado 2024
No dia de abertura, o Festival de Cinema de Trancoso homenageou Yves Goulart pela realização do filme Aldo Baldin: uma vida pela música, que tem sido destaque em festivais no Brasil e no mundo. O filme foi exibido no dia 9 de dezembro nas paredes da icônica Igreja de São João Batista, localizada no Quadrado Histórico de Trancoso.