Porto Seguro | Bahia | Brasil
Todas as exibições e palestras são gratuitas para públicos de todas as idades!
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Realização

BRAXIL FILMES

Patrocínio

OIP-1-e1695393732526.png

Realização: BRAXIL FILMES

Patrocínio:

Farmacia-Indiana-e1695393785835.png
Prefeitura-de-Porto-Seguro-e1695505044477.png
OIP-1-e1695393732526.png
CAIXA_2cores_positiva.png
BRASIL-e1695393671144.png

Homenageados 2021

Marcelo Galvão

Marcelo Galvão

Menção Honrosa

O diretor, montador e roteirista Marcelo Galvão (@galvaomarcelo) estará presente na 4ª Edição do Festival de Cinema de Trancoso para receber o Troféu Menção Honrosa por sua carreira. O cineasta tem uma relevante e diversa filmografia, que inclui documentário e ficção, entre eles, os aclamados Colegas (2011), A despedida (2014), Bellini e o demônio (2008), e o Matador (2017), primeiro filme original Netflix brasileiro.

Marcelo Galvão dedicou-se inicialmente à publicidade, mas migrou para o cinema e abriu sua própria produtora, a Gatacine. Desde então, escreveu, produziu e dirigiu diversos longas-metragens e hoje coleciona mais de 50 prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais.

A boa notícia é que vamos exibir os nove filmes de longa metragem dirigidos pelo cineasta paulista, que atualmente reside nos Estados Unidos, e teremos a sua presença para conversar com o público durante o Festival.

Carlos Saldanha

Carlos Saldanha

Menção Honrosa

Diretor de Rio, A Era do Gelo e O Touro Ferdinando, ele é o responsável por consolidar a animação brasileira em um patamar internacional. O diretor, produtor, animador e dublador Carlos Saldanha (@carloshsaldanha) receberá o Troféu Menção Honrosa, na IV edição do Festival de Cinema de Trancoso, por seu mais recente lançamento, a série Cidade Invisível, produzida pela Netflix. A série de fantasia é uma trama policial repleta de drama e faz um primoroso resgate das lendas do folclore brasileiro. Cidade Invisível chamou atenção pelos níveis elevados de produção e as brilhantes atuações de um grande elenco: Marcos Pitombo, Alessandra Negrini, Fábio Lago, Wesley Guimarães, Jéssica Gores, entre outros talentos.

Desde que estreou, em fevereiro deste ano, foi aclamada pelo público e crítica, tanto no cenário nacional como também internacional, e chegou a ficar entre os 10 títulos mais assistidos da Netflix em mais de 60 países. Diante do sucesso, a plataforma já confirmou a segunda temporada.

Homenagear Carlos Saldanha pela criação desta grande obra carrega muitos significados para o Festival de Cinema de Trancoso, já que nossos pilares são a valorização do cinema e da cultura brasileiros. Ao revisitar nossas fábulas inserindo-as em um contexto contemporâneo, Cidade Invisível reforça e eleva nossas memórias coletivas e a identidade cultural brasileira, sendo ainda divulgadas em todo o mundo.

Beto Gauss

Beto Gauss

Menção Honrosa

O sucesso de Cidade Invisível também é responsabilidade dele! Beto Gauss (@betogauss) é quem assina a produção da série original Netflix junto com o seu sócio na @prodigofilmes, Francesco Civita, e vai receber o Troféu Menção Honrosa na 4ª Edição do Festival de Cinema de Trancoso.

Trabalhando com produção de filmes e TV, desde 2003, Beto Gauss é conhecido também pela série @coisamaislinda (Netflix), que alcançou sucesso de público e crítica. Outros trabalhos incluem (FDP) para a HBO, vencedor do prêmio APCA, em 2012; Até que a morte nos separe para A & E e Aging para a HBO; entre outras produções como o longa A Hora e a vez de Augusto Matraga, que já foi exibido na 3ª Edição do Festival de Cinema de Trancoso.

Seus lançamentos mais aclamados incluem Sueño Florianópolis, vencedor de quatro prêmios no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, em 2018; O roubo da taça, prêmio de Audiência no SXSW 2016, e Matraga, cinco vezes premiado no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Giuliano Chiaradia

Giuliano Chiaradia

Prêmio Originalidade Audiovisual

Com mais de 20 anos de experiências inovadoras na indústria do entretenimento, marketing, programação e digital, atua como criativo multidisciplinar estratégico e trabalhou em grandes corporações do Brasil, EUA e América Latina, como Globo, MTV e SBT. Pioneiro em estratégias digitais e conteúdo mobile, é especialista em multiplataforma, moldando como as empresas expandem seus negócios na era digital. Idealizador do Artmobile, projeto de inovação social que ensina jovens a produzir arte com o celular.

Gustavo Abah

Gustavo Abah

Prêmio Originalidade Audiovisual

Diretor de vídeos, cinegrafista, vídeo repórter na Casca Grossa Vídeo. A Casca Grossa Vídeo é uma produtora especializada em esportes de ação, natureza e aventura. Além de repórter, cinegrafista, apresentador e editor de vídeos, Gustavo também é multi-esportista.

Monday Feelings

Monday Feelings

Prêmio Originalidade Audiovisual

Tiago Ferraro e Fernanda Kiehl (@mondayfeelings)
Uma jornalista e um fotógrafo estão dando a volta ao mundo desde dezembro de 2014. O Monday Feelings fala principalmente sobre destinos fora do comum e lugares turísticos sob uma nova perspectiva; além de turismo responsável e de experiência, viagem de aventura e nomadismo digital. Isso tudo com muitas dicas para você viajar mais e melhor!

Hildebrando Pontes

Hildebrando Pontes

Prêmio Originalidade Audiovisual

Advogado especializado em Direitos Autorais, ele tem nove livros publicados: Autor de Além de “Azuis”, é autor de “O Segredo está dentro dela”, “Eu”, “Mikai Kaká”, “Badão o Dragão”, “O Velho Carrossel”, “Traça que traça traça”, “O Tocador de Realejo” e “O Menino e a Lua”.

Sidivaldo Pereira

Sid Pereira

Prêmio Originalidade Audiovisual

Iniciou a carreira no teatro, em 1977. Responsável por mais de 10 curtas produzidos em Itabela-BA, e que, por cinco anos consecutivos, venceram o Festival Curta 5 do IFBA. Ganhador de vários prêmios e fundador da Cia. Educativa de Teatro Circo de Pulgas, premiada em festivais. Sidivaldo é hoje um dos diretores e produtores do longa épico religioso “O Messias”, filmado em Itabela e em um distrito de Porto Seguro. Dirigiu e atuou em diversas peças, com destaque para “Édipo Rei”, “O mendigo ou cão morto”, “A Soma do eu…” e “A paixão de Cristo”

Walter Salles

Walter Salles

Menção Honrosa

Com uma extensa filmografia e grandes obras que fizeram história, além de centenas de prêmios, dentro e fora do Brasil, Walter Salles vai receber Menção Honrosa no Festival de Cinema de Trancoso.

Ao lado do irmão João Moreira Salles, Walter Salles, fundou a produtora @videofilmes_produtora, em 1987. Com mais de 30 anos de trajetória no mercado audiovisual é considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para Tv, coproduções nacionais e internacionais.

Um dos filmes mais emblemáticos e aclamados do cinema nacional, Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles, é ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, BAFTA e Festival de Berlim, foi indicado a dois Oscars e será exibido dentro da programação do Festival.

Você é nosso convidado! A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Premiações por ano

Confira os homenageados de cada edição do Festival de Cinema de Trancoso

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site.