Porto Seguro | Bahia | Brasil
Todas as exibições e palestras são gratuitas para públicos de todas as idades!
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Realização

BRAXIL FILMES

Patrocínio

OIP-1-e1695393732526.png

Realização: BRAXIL FILMES

Patrocínio:

Farmacia-Indiana-e1695393785835.png
Prefeitura-de-Porto-Seguro-e1695505044477.png
OIP-1-e1695393732526.png
CAIXA_2cores_positiva.png
BRASIL-e1695393671144.png

PROGRAMAÇÃO 2023

É com enorme prazer que anunciamos as atividades culturais que os dias 26 a 29 de Setembro trarão ao vilarejo mais charmoso do Brasil: sessões de cinema, roda de conversas, entretenimento, circuito gastronômico e muito mais! 

DIA 1 - 26/09 - Vale do Quadrado: 19h

Origem
Brasil
Duração
102'
Gênero
Drama, Aventura

Xingú

Um filme de Cao Hamburguer

Anos 1940, os Irmãos Villas-Bôas alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.

Origem
Canadá
Duração
131'
Gênero
Drama, Mistério

O Violino Vermelho

Um filme de François Girard, Produzido por Niv Fichman

No século XVIII, artesão italiano constrói um violino perfeito, no intuito de homenagear sua esposa, que está prestes a ter um filho. Mas uma tragédia ocorre e a esposa e o filho morrem no parto. O violino é construído e, ao longo dos 300 anos seguintes, passa de mão em mão por diversos continentes, sempre produzindo belos sons e acompanhado por uma misteriosa sina.

DIA 2 - 27/09 - Vale do Qudrado: a partir das 14h​

Origem
Brasil, Canadá
Duração
96'
Gênero
Animação

Zoom

Um filme de Pedro Morelli

O filme conta simultaneamente três histórias: Emma decide investir suas economias em um implante de silicone, que dá errado. Sem dinheiro para remover os implantes, ela vai achar um meio – mesmo que ilegal – para voltar atrás. Edward, vaidoso cineasta canadense, precisa refilmar o final de seu filme de arte e, inexplicavelmente, começa a ter graves problemas sexuais. E Michelle, modelo brasileira que vive no Canadá, volta ao Brasil para escrever um livro e quebrar seu bloqueio criativo, mas sem querer, fica presa entre seus dois mundos.

Origem
Brasil
Duração
99'
Gênero
Documentário

Lixo Extraordinário

Um filme de Lucy Walker

Filmado ao longo de quase três anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Origem
Trancoso, Bahia, Brasil
Duração
96'
Gênero
Drama

Vagalhão

Um filme de Saulo Senra

Um roteirista de cinema e sua esposa, cujo casamento está se deteriorando, se transferem para a casa da praia. Na estrada, depois de pegarem um atalho, Miguel e Ava dão carona a um jovem que carrega consigo um canivete.

DIA 2 - 27/09 - Igrejinha do Quadrado: 19h

Origem
Trancoso
Duração
2:30h
Gênero
Docudramas

Mostra Javier Domingo

Um filme de Javier Domingo

DIA 3 - 28/09 - Vale do Qudrado: a partir das 14h

Origem
Brasil
Duração
108'
Gênero
Documentário

Biocêntricos

Um filme de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim

Como você reinventaria seu mundo tendo a natureza como modelo?

No documentário Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimeticista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra.

Como um hub conectando saberes ancestrais, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum e uma nova postura, trazendo a biomimética como uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.

MOSTRA 1 - 28/09 - Vale do Quadrado: 19h

Origem
Igatu, Bahia, Brasil
Duração
21'
Gênero
Documentário

Dagmar, Filha do Barro

Um filme de RodriguezRemor (Denis Rodriguez e Leonardo Remor)

O documentário acompanhou, por dois anos, o cotidiano da mestre ceramista baiana Dagmar Muniz de Oliveira, conhecida por manufaturar os maiores vasos do Brasil. A artista nos deixou em maio de 2023. Trata-se de uma pesquisa audiovisual sobre a força do matriarcado na luta pela sobrevivência e manutenção de tradições ancestrais, em cruzamento com as etapas de confecção cerâmica: a busca do barro na foz do Jequitinhonha, a secagem e a preparação da argila, a modelagem das peças em família, o enfornamento dos potes e a singular queima em forno caieiras. Um convite à reflexão sobre o fazer do barro e a urgência da salvaguarda desses conhecimentos.

Origem
Chapada dos Guimarães, MT, BR
Duração
20'
Gênero
Documentário

CACICA – A força da Mulher Xavante

Um filme de Jade Rainho, Carolina Rewaptu

Documentário de curta-metragem poético-musical que apresenta a história de vida de Carolina Rewaptu, uma importante liderança indígena, considerada a primeira Cacica brasileira, sobrevivente de um dos maiores massacres e disputas territoriais do norte do Mato Grosso.

Origem
Aldeia Pataxó Porto do Boi, Bahia
Duração
13'
Gênero
Documentário

Raízes

Um filme de Leonardo Barreto

O curta-metragem conta a história da parceria inédita da artista plástica Christina Oiticica com Txatxu Pataxó, artista indígena da etnia Pataxó na produção de telas que foram pintadas por ambos e ficaram enterradas na Aldeia Porto do Boi, no extremo Sul da Bahia.

Origem
Recife,PE,BR
Duração
17'
Gênero
Documentário

Das Águas

Um filme de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo

"Das Águas" mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. O filme é um retrato e também um recorte espaço-tempo na história da cidade. A rotina dos pescadores e pescadoras, suas dificuldades e desafios para manter a tradição da pesca e garantir o sustento de suas famílias, suas histórias de vida, os sonhos, as lutas e a relação com o rio, que é parte fundamental da sua identidade cultural.

MOSTRA 2 - 28/09 - Vale do Quadrado: 20:30h

Origem
Conde, Paraíba, Brasil
Duração
13'
Gênero
Experimental

Cartas de Arapuca

Um filme de Paulo Pontes

Cartas de Arapuca traça um percurso de bicicleta pelas veredas e estradas da cidade do Conde, na Paraíba. No fluxo, dimensiona muros e guaritas que dão contorno à exploração imobiliária. Ao aproximar do turismo, enseja uma conexão com documentos do Conde da década de 70, que retomam paisagens das lutas de pescadores e agricultores pela permanência na terra. Na companhia de siris e formigas, o filme-carta inventa um mundo com as imagens, desviando do roteiro  para acionar processos criativos por meio de brincadeiras que abrem a câmera ao acaso.

Origem
Recife, PE
Duração
23'
Gênero
Documentário

Pedro e Inácio

Um filme de Caio Dornelas

Uma pequena comunidade de camponeses no interior do Brasil luta por direito à terra, trabalho, justiça e dignidade.

Origem
Santos, SP, Brasil
Duração
12'
Gênero
Documentário

Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn (Não somos apenas sombras)

Um filme de Dino Menezes

O filme ‘Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn’ (Não Somos apenas sombras) narra, em guarani,  a história e os desafios atuais da aldeia indígena Paranapuã, localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, Brasil. O documentário propõe que indígenas se vejam em tela de cinema, como protagonistas da sua própria história.

Origem
Salvador, Bahia, Brasil
Duração
3'30'
Gênero
Experimental

Onde Tem Índio Tem Floresta

Um filme de Fausto Junior

Povos indígenas cantam para os espíritos da floresta.

Origem
Caraíva - Trancoso Bahia
Duração
06'
Gênero
Documentário

Ilha da Fantasia

Um filme de Marcos Paulo

Ilha da Fantasia é uma meditação visual que se desdobra em um diálogo tênue entre dois mundos. Gravado em Caraíva e Trancoso, litoral sul da Bahia, o filme convida o público a mergulhar em reflexões sobre privilégio, pertencimento e a intrincada teia de conexões que permeiam essa região de beleza paradoxal. As paisagens podem abrigar mais do que a vista alcança - elas podem ecoar com histórias e anseios que nos desafiam a ver mais profundamente."

Origem
SP/BA
Duração
23'
Gênero
Documentário

Sagrado Compor

Um filme de Henrique Dantas e Marcelo Abreu

Em tudo existe música. A palavra e o som têm força. A música de um povo não mostra apenas sua cultura, sua crença e história. A música de um povo os une. O espírito do povo vive em sua música.Sagrado compor é um curta metragem que revela a partir de um encontro multicultural, músicas e canções ligadas ao sagrado de diferente povos e etnias do Brasil.

MOSTRA 3 - 28/09 - Vale do Qudrado: 22h

Origem
São Paulo/SP/Brasil
Duração
8'
Gênero
Animação

De Dentro Do Quarto

Um filme de Paula M. Urbinati

Um garotinho acorda em seu quarto sem se lembrar de nada, nem mesmo de seu nome. Ele não sabe o que aconteceu e nem como foi parar ali, mas não se incomoda por isso. Ele ama seu quarto e, inclusive, tem medo de sair dali. No entanto, conforme passa o tempo, ele começa a se irritar com o fato de estar lá trancado e vai criando coragem para ver o que há do lado de fora.

Origem
Brasil; Cuba
Duração
22'
Gênero
Documentário

Travessias

Um filme de Ana Graziela Aguiar

Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

Origem
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Duração
10'
Gênero
Documentário

Nunca Pensei Que Seria Assim

Um filme de Meibe Rodrigues

Através de memórias do próprio passado, a artista Meibe Rodrigues propõe uma reflexão sobre negritude e escrevivência.

Origem
Pirenópolis-GO, Brasil
Duração
16'
Gênero
Experimental

À Beira do Rio das Almas

Um filme de Taize Inácia

Na beira do Rio , uma lavadeira ouve no vento e nas aguas, vozes que sussurram histórias silenciadas . Os enredos emergem nos movimentos de seu corpo , que dança em uma elipse na qual presente e passado fazem de Joanna a encruzilhada de mensagens as gerações do futuro.

Origem
DF/GO
Duração
15'
Gênero
Ficção

Vão das Almas

Um filme de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”

Origem
Serra (ES); São Vicente (SP); João Pessoa (PB)
Duração
8'
Gênero
Documentário

Memórias do Fogo

Um filme de Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio; Irineu Cruzeiro Neto

Para muitos povos indígenas, nem sempre o fogo pode ser dominado. Atravessando uma história marcada por fascínio, cobiça, destruição e revolta, o fogo se inscreve nas lutas dos povos oprimidos de todo o mundo. O que resta depois que tudo vira cinzas?

DIA 3 - 28/09 - Igrejinha do Quadrado: 19h

Origem
Trancoso
Duração
2:30h
Gênero
Docudramas

Mostra Javier Domingo

Um filme de Javier Domingo

DIA 4 - 29/09 - Vale do Qudrado: a partir das 17h

Origem
Brasil
Duração
96'
Gênero
Documentário

Roberto Farias - Memórias de Um Cineasta

Um filme de Marise Farias

A paixão do cineasta Roberto Farias pelo cinema é revelada pela filha Marise Farias através de um olhar intimista, desde a infância até sua atuação política, econômica e cultural no Cinema Brasileiro. Através do próprio Roberto Farias e de amigos como Luís Carlos Barreto, Cacá Diegues e Zelito Viana, o filme conta as histórias do diretor que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como O Assalto ao Trem Pagador (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e Pra Frente Brasil (1982). Textos de um livro inédito de memórias são interpretados por seu irmão, o ator Reginaldo Faria.

Origem
Brasil
Duração
108'
Gênero
Comédia

Dona Flor e seus dois maridos

Um filme de Pedro Vasconcelos

 Nova adaptação do clássico homônimo de autoria de Jorge Amado. Dona Flor (Juliana Paes) é uma professora de culinária de Salvador que se vê dividida entre o amor de dois homens: o malandro Vadinho (Marcelo Faria) e o correto farmacêutico Dr. Teodoro (Leandro Hassum).

Origem
Brasil
Duração
76'
Gênero
Biografia

Mussum, um Filme do Cacilds

Um filme de Susanna Lira

Documentário que conta a trajetória do músico e comediante Mussum. Primeiro como vocalista do grupo Os Originais do Samba e depois no cinema e na TV como integrante d’Os Trapalhões, grupo que revolucionou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira. De forma irreverente e com estética gráfica inovadora, o filme vai revelar ao grande público quem foi esse artista que brilhou por todas as áreas das artes brasileiras e que continua presente até hoje como um ícone pop nas redes sociais, em camisetas e em campanhas publicitárias.

Programação do Festival

Confira os filmes apresentados em cada edição do Festival de Cinema de Trancoso

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site.