EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Programação 2019

2ª Edição: Cidadãos Conscientes por um Mundo Melhor

Confira os filmes apresentados em cada edição do Festival de Cinema de Trancoso

Anchieta, José do Brasil
Origem
Brasil
Duração
150'
Gênero
Histórico

Anchieta, José do Brasil

Um filme de Paulo César Saraceni

Chegado ao Brasil em 1553, o padre José de Anchieta aprende a língua dos índios Tupi, elabora uma gramática, observa os costumes e classifica a flora local, evitando atritos com os colonos. Durante a intervenção francesa, negocia a paz e ocupa-se dos Tamoios, com o padre Manoel da Nóbrega. A escravatura compromete o seu apostalado, mas Anchieta converte-se em uma figura mítica. 
Este filme trata da história do Brasil e tem imagens gravadas nas praias, no Quadrado e na igreja de Trancoso em 1977, com Ney Latorraca.

Fala Sério
Origem
Brasil
Duração
85'
Gênero
Drama

Fala Sério

Um filme de Augusto Sevá

Em Trancoso, no litoral baiano, vivem as amigas Mônica, Daia e Lê. Elas são inseparáveis, e começam a descobrir juntas todos os prazeres e os conflitos do primeiro amor, e as consequências com a gravidez na adolescência.

 
Estórias de Trancoso
Origem
Brasil
Duração
115'
Gênero
Drama

Estórias de Trancoso

Um filme de Augusto Sevá

O longa-metragem Estórias de Trancoso é um romance adolescente ambientado na década de 1980, na pequena e isolada comunidade de pescadores de Trancoso, no litoral sul da Bahia. Dois casais de nativos passam da infância para a juventude e vivem uma inesperada transformação de seus valores, com os vícios e benefícios da civilização urbana que vem chegando.

 
O Incerto Lugar do Desejo
Origem
Brasil
Gênero
Documentário

O Incerto Lugar do Desejo

Um filme de Paula Trabulsi

Jardins de Paris apresenta a personagem Ana Thereza uma mulher na maturidade, tomada por um desejo arrebatador que desafia o aparente equilíbrio de sua vida - esse é o gatilho para que uma série de entrevistados, entre filósofos, psicólogos, artistas plásticos, músicos, escritores e professores explorem as várias faces do desejo.
A trilha sonora original foi desenvolvida pelo premiado maestro Ruriá Duprat, (Grammy Latino e Grammy Americano). Especialmente nas cenas da personagem Ana Thereza, destaque para a voz com sonoridade ímpar do cantor, compositor e violonista, Pedro Iaco, uma perfeita mistura de canto e vocalise.

O Caminho das Índias

O Caminho das Índias

Um filme de Augusto Sevá e Isa Castro

O cotidiano da população de Trancoso, na Bahia muda, quando um grupo de andarilhos chega ao povoado causando desordem, pertubando a paz dos moradores e tomando posse de seus terrenos. Inspirado na história do descobrimento do Brasil.

Toro
Origem
Brasil
Duração
Longa-metragem
Gênero
Drama

Toro

Um filme de Edu Felistoque

Carlão (Rodrigo Brassoloto), mais conhecido como Toro, leva uma vida completamente atormentada pelas lembranças da vida do crime. Após ter sido afastado da corporação e preso, ele foi solto e agora se sustenta trabalhando como motorista de táxi. Mesmo tentando, encontra dificuldades em enterrar sua antiga imagem, sendo esta a única possibilidade de seguir em frente.

 
Insubordinados
Origem
Brasil
Duração
Longa-metragem
Gênero
Drama

Insubordinados

Um filme de Edu Felistoque

Janete (Sílvia Lourenço) está sempre em um hospital, onde acompanha a internação de seu pai, um coronel aposentado da Polícia Militar, que está inconsciente. Ela ocupa as horas ociosas escrevendo seu primeiro romance, uma história policial influenciada pelos relatos do próprio pai quando era mais jovem. Aos poucos as pessoas que ela conhece em sua monótona rotina ganham vida também nas páginas do livro em formação, de acordo com a imaginação da autora.

 
 
Betinho – A Esperança Equilibrista
Origem
Brasil
Duração
90'
Gênero
Dosumentário

Betinho - A Esperança Equilibrista

Um filme de Victor Lopes

O documentário aborda a vida do sociólogo Hebert de Souza, conhecido como Betinho. Engajado politicamente desde sua adolescência, Betinho também foi um ativista. Sofreu as consequências da Ditadura Militar sendo exilidao, inclusive, foi homenageado na música "O Bêbado e o Equilibrista", de Elis Regina. Antes da sua morte em 1997, o brasileiro iniciou campanhas contra a AIDS e a fome, além de fundar o IBASE, um instituto para pesquisas de ações governamentais.

 
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Origem
Brasil
Duração
90'
Gênero
Drama

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

Um filme de Carla Camurati

Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

 
Histórias da Fome no Brasil
Origem
Brasil
Duração
73'
Gênero
Documentário

Histórias da Fome no Brasil

Um filme de Camilo Tavares

“Histórias da Fome no Brasil” mostra uma cronologia da fome no país. Do Brasil Colônia, onde foram plantadas as sementes das desigualdades sociais, até as políticas públicas recentes que culminaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome divulgado pela ONU, retratamos como se deu o enfrentamento deste mal por parte da sociedade e do governo.

​A importância da superação da fome pode ser dimensionada quando consideramos que este flagelo perdurou durante séculos em nosso país e que até recentemente não se vislumbrava a história da crença de que ela era uma fatalidade que nunca reverteríamos, o filme nos aponta o pensamento daqueles que “nadaram contra a corrente”, como Josué de Castro, Dom Helder, Betinho e tantos outros, que acreditaram que a fome era um mal reversível, ocasionada pelos próprios homens e suas políticas.

Mãe
Origem
Brasil
Duração
82'
Gênero
Ficção

Mãe

Um filme de Adriana Vasconcelos

Madalena é mãe de Sônia, que é mãe de Julia, que é mãe de Camila. Uma família de mulheres tão diferentes, porém presas a acontecimentos e tragédias tão interligadas. Próximas em parentesco, distantes pela fatalidade. Uma história onde a realidade invade a ficção.

 
Pequeno Segredo
Origem
Brasil
Duração
108'
Gênero
Drama

Pequeno Segredo

Um filme de David Shurmann

Baseado em fatos reais, o filme gira em torno da família Schurmann, conhecida por seus cruzamentos marítimos. Por muito tempo, eles guardaram a comovente história da adoção de uma menina. Kat (Mariana Goulart) é uma jovem frágil, mas de muita personalidade. Ela vive com os pais, Heloísa (Júlia Lemmertz) e Vilfredo (Marcello Antony), que a adotaram de um casal de amigos. O filme centra sua história na infância da menina e na fase em que seus pais biológicos (vividos por Maria Flor e Erroll Shand) se conheceram.

 
Quadrilátero
Origem
Brasil
Duração
94'
Gênero
Drama

Quadrilátero

Um filme de Victor Cláudio Costa Val

Quatro histórias, quatro casais, quatro vértices. Relacionamentos esfacelados, relações em momentos limítrofes. Situações podem sair do controle e levar a efeitos inesperados.

 
My Name is Now
Origem
Brasil
Duração
73'
Gênero
Musical

My Name is Now

Um filme de Elizabete Martins Campos

Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente.

 
Vou Rifar Meu Coração

Vou Rifar Meu Coração

Um filme de Ana Rieper

Uma viagem ao imaginário afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música romântica, também conhecida como brega, cujas letras formam verdadeiras crônicas dos dramas e alegrias da vida a dois.
No filme os temas destas músicas se relacionam com as histórias amorosas de pessoas comuns, que abrem suas casas e corações para contá-las, além de ouvir os principais artistas do gênero.

Gláuber – o Filme, Labirinto do Brasil
Origem
Brasil
Duração
98'
Gênero
Documentário

Gláuber - o Filme, Labirinto do Brasil

Um filme de Silvio Tendler

A vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e idéias explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

Amor em Sampa
Origem
Brasil
Duração
117'
Gênero
Musical

Amor em Sampa

Um filme de Carlos Alberto Ricelli e Kim Riccelli

Cinco histórias de amor em São Paulo. A modelo Lara se enrosca com o taxista Cosmo, mas ela quer mesmo é um marido rico. O fashion Raduan quer se casar com o enrustido Ravid, mas antes exige que ele assuma a relação. Carol e Mabel, duas amigas aspirantes a atriz, disputam um papel na peça e na cama do diretor Matheus. O ambicioso Lucas tenta seduzir a rica empresária Aniz, mas ela prepara um contragolpe. O publicitário Mauro quer mostrar para Tutti que a paixão ainda é possível.

 
O Signo da Cidade
Origem
Brasil
Duração
95'
Gênero
Drama

O Signo da Cidade

Um filme de Carlos Alberto Riccelli

Com a cidade de São Paulo como pano de fundo, a produção reflete sobre a vida nos centros urbanos a partir do programa de rádio da astróloga Teca, que dá conselhos a ouvintes angustiados.

Onde está a Felicidade?
Origem
Brasil
Duração
110'
Gênero
Comédia Romântica

Onde está a Felicidade?

Um filme de Carlos Alberto Ricelli

Quando a chef de cozinha Teodora descobre que seu marido mantinha um relacionamento virtual, ela entra em depressão. Ao perder seu emprego como apresentadora de um programa culinário, embarca em uma jornada de autoconhecimento com seu diretor Zeca e sua amiga Milena, percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, um cenário ideal para novas aventuras.

 
Quarta Parede

Quarta Parede

Um filme de Bruno Autran

Teo é um jovem e talentoso ator, membro de uma companhia de teatro que está prestes a encenar a peça “Entre 4 paredes:, de Jean Paul Sartre.
No teste para definir os protagonistas, o diretor utiliza de critérios banais e acaba deixando o rapaz de fora da peça. Revoltado, Teo decide usar as redes sociais para manipular todo o grupo e provar que realmente o inferno são os outros.

Mulheres da Terra
Origem
Brasil
Duração
11'
Gênero
Documentário

Mulheres da Terra

Um filme de Isadora Carneiro

Mayara cresceu em São Paulo. Ela era uma adolescente cercada por milhões de pessoas, tecnologia e tudo o que o mundo moderno podia oferecer, mas ela ainda se sentia fazia. Em busca de alguém que pudesse responder às suas perguntas, ela voltou  às raízes do Brasil, aos quilombos indígenas e às comunidades rurais. Nesta jornada, Mayara conheceu mulheres que lhe mostraram como a sabedoria do passado pode curar o futuro. Elas são parteiras tradicionais, benzedeiras e líderes de suas comunidades, são guardiãs de um conhecimento antigo que não podemos perder. Elas são as Mulheres da Terra. 

 
Origem
Estados Unidos
Duração
108'
Gênero
Mistério

Um Drink no Inferno

Um filme de Robert Rodriguez

Dois irmãos criminosos sequestram um pastor e sua família e cruzam a fronteira, chegando ao México. Eles se escondem em uma boate mexicana, mas descobrem que os frequentadores do local são vampiros.

 
Until Space Remains – The Dalai Lama and India
Origem
Índia
Duração
65'
Gênero
Documentário

Until Space Remains - The Dalai Lama and India

Um filme de Gaurav Saxena

Em 1959, o Dalai Lama teve que deixar seu país de origem devido à invasão chinesa, e foi a Índia que o recebeu, junto com vários milhares de monges, estudiosos e devotos, e os refugiou. Este filme traça a longa história das relações entre as duas culturas, começando com a introdução do budismo no Tibete por estudiosos e missionários indianos, e a continuação dos ensinamentos de Nalanda até os dias atuais através da tradição tibetana. O filme consiste em entrevistas com Sua Santidade, além de inúmeras personalidades destacadas da diáspora tibetana, além de diplomatas e estudiosos indianos. Também inclui imagens históricas do Tibete e do Dalai Lama. O filme, produzido pelo canal de televisão nacional indiano, Doordarshan, parece ter sido feito por ocasião do 80º aniversário do Dalai Lama, e comemora a contribuição única que ele deu à vida indiana nos últimos 60 anos.

 

In 1959 the Dalai Lama had to leave his home country owing to the Chinese invasion, and it was India which welcomed him, along with several thousand monks, scholars and devotees, and gave them refuge.

This film traces the long history of relationships between the two cultures, beginning with the introduction of Buddhism into Tibet by Indian scholars and missionaries, and the continuation of the Nalanda teachings into the present day through the Tibetan tradition. 

The film consists of interviews with His Holiness, along with numerous outstanding personalities amongst the Tibetan diaspora, and Indian diplomats and scholars. It also includes historical footage of Tibet and the Dalai Lama. The film, which was made by the Indian National Television channel, Doordarshan, appears to have been made on the occasion of the Dalai Lama’s 80th birthday, and celebrates the unique contribution he has made to Indian life over the past 60 years.

Festival de Goyaz
Origem
Brasil

Festival de Goyaz

Um filme de Vários

O Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás nasceu de um movimento da própria comunidade desta cidade, que é patrimônio cultural da humanidade, para assegurar a continuidade e preservar o legado do FICA – o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece desde 1999.

 

Mostra FICA ANIMADO 2019
Animações Goianas

Curadoria de Márcia Deretti – Escola Goiana de Desenho Animado
58 min

 

Viagem na Chuva, 14 min - 2014
Direção: Wesley Rodrigues
A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino.
Quando se vai, ficam as lembranças.

 

Ana e a Borboleta, 8 min - 2014
Direção: Isabela Veiga
Ana tem 5 anos e aguarda sua nova amiga borboleta “brotar” do casulo, enquanto
canta a música que aprendeu em seus sonhos. Um dia a menina esquece a canção e
começa a ter pesadelos e então é a vez da borboleta cantar para Ana.

 

Insustentarte, 4 min – 2015
Direção: Thiago Ottoni
O que é mais fácil de assimilar: toneladas de lixo despejadas no córrego de uma cidade
ou os 5 minutos de fama de um castor?

 

Aniz, a Bruxinha Aprendiz, 7 min – 2014
Direção: Guilherme Araújo
Aniz tem uma avó chamada Belatrix, que é uma bruxa. Aniz entra no porão de sua avó
e toda a magia acontece.

A chegada de Aninha, 11 min – 2015
Direção: Rosa Berardo
Nascimento da poetisa Cora Coralina e sua infância.

A Batalha das Máscaras, 3 min – 2015
Direção: Iuri Araujo
Em uma pequena cidade do interior do Brasil, acontece uma festa folclórica que retrata
as lutas entre mouros e cristãos. Batalha das Máscaras mostra as origens dessa
história na Europa e como ela chegou até o Brasil, mudando a vida de muitas pessoas
que vivem hoje na cidade de Pirenópolis, interior do estado de Goiás.

 

O Malabarista, 11 min - 2018
Direção: Iuri Moreno
Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a
rotina monótona das grandes cidades.

Lumiar: Festival Interamericano de Cinema Universitário

Lumiar: Festival Interamericano de Cinema Universitário

O Lumiar 6º Festival Interamericano de Cinema Universitário chegou ao final no dia 23 de maio, depois de sete dias de exibições comentadas, debate, oficinas, sessões especiais, Competitivas, Paralela, festas e muitos encontros. Na Sessão de Encerramento, na quinta-feira, foram anunciados e exibidos os filmes premiados da Mostra Competitiva Interamericana.

 
Arteiro
Origem
Brasil
Duração
30'

Arteiro

Um filme de Bruno Carvalho

Tomé é um jovem rapper que deixou de acreditar em seus sonhos. Agora, internado em uma Unidade Socioeducativa, ele tenta reencontrar na música um novo caminho para seguir. 

 
Peixe
Origem
Brasil
Duração
17'

Peixe

Um filme de Yasmin Guimarães

Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com a sua bicicleta.

 
Para Aylan
Origem
Brasil
Duração
4'
Gênero
Experimental

Para Aylan

Um filme de Jacson Dias e Maick Hannder

Uma criança na praia.

Ataque dos Plásticos Assassinos VII
Origem
Brasil
Duração
6'

Ataque dos Plásticos Assassinos VII

Um filme de Isabela Diniz

Será Cassandra e Wenceslau as próximas vítimas dos Plásticos Assassinos?

 
Hora de Dormir
Origem
Brasil
Duração
5'
Gênero
Ficção

Hora de Dormir

Um filme de Isabela Diniz

Fernandinho precisa de um plano para assistir televisão escondido de seu pai.

 
Academia Internacional de Cinema

Academia Internacional de Cinema

Mostra de filmes de Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Peixe, Pizza e Picaretas - Fish Head  (direção de  Maynard Stuart Farrell) 

24'  – FICÇÃO – LIVRE (2019)

Roberto trabalha duro em sua loja de bicicletas, cuida de sua família e paga seus impostos. Um dia, após anos consertando bicicletas e preenchendo suas devidas declarações de impostos, ele percebe que não lhe resta nenhum dinheiro em caixa.   Como um bom cidadão, ele decide declarar falência e, enquanto aguarda na fila dos falidos, é abordado por Nancy, uma advogada fiscal corrupta em busca de pessoas para extorquir. Alguns dias depois, Roberto liga para Nancy e pede ajuda. Nancy envia seu melhor contador, seu irmão Alexandre, para auditar os livros de Roberto. Ao mesmo tempo, ela também envia Levi, um auditor fiscal corrupto com quem ela age em parceria.  

 

Cantos de Origem, de Brenda Zacharias, Francisco Sales, Gislene Nogueira, Marcella Ferrari e Paulina Meza

20' – Documentário – 10 anos (2019)

As vozes de três cantoras migrantes entrelaçadas pela música em São Paulo. Ao cantarem, recordam de suas histórias e projetam seu futuro sem fronteiras.

 

Mãe?, de Victor Hugo Gonzaga

06´46´´ – Ficção – 10 anos (2019)

Após receber um pedido de Uber da filha, via WhatsApp, uma mãe tem de lidar com um possível invasor.

 

Minha querida Ansiedade, de Paulo Ernesto

13' –  FICÇÃO – LIVRE  (2019)

Isabela se prepara para dormir na noite anterior ao ENEM, quando desencadeia uma crise de ansiedade. Fred é um farmacêutico que trabalha exaustivamente em uma farmácia onde é infeliz. Juliana sofre com insônia por problemas de trabalho. A partir de um encontro dos três na farmácia de Fred, eles reavaliam como lidam com suas ansiedades.

 

Filme Donzela da Torre, de Giovanna Borsarini

22'40'' – Ficção – 14 anos (2018)

Bete é uma jornalista portadora de Alzheimer. Ela vive imersa nas memórias que viveu no regime militar do Brasil. A realidade e o onírico  se misturam no seu dia a dia e Bete já não consegue diferenciar o que é real ou não.

Mostra Alexandre Robatto Filho

Mostra Alexandre Robatto Filho

Mostra de curtas de Alexandre Robatto Filho.

- OS FILMES QUE EU NÃO FIZ (2013) 26”

- XARÉU (1954) 9’

- VADIAÇÃO (1954) 8’

- DESFILE DOS 4 SÉCULOS (1949) 9’

- O REGRESSO DE MARTA ROCHA (1955) 8’ 20”

- UM MILHÃO DE KVA (1949) 13’ 29”

- GINKANA EM SALVADOR (1952) 7’ 20”

- A MARCHA DAS BOIADAS (1949) 11’

- ENTRE O MAR E O TENDAL (1952-1953) 22’

Buscando Buskers com Làmppi
Origem
Brasil
Duração
Curta-metragem
Gênero
Documentário

Buscando Buskers com Làmppi

Um filme de Edu Felistoque

Làmppi é ator, músico, compositor, palhaço e diretor. Assistido por seu produtor Cintio Rodrigues, Lampi apresenta um espetáculo nas ruas e praças do Brasil inteiro, mesclando música, teatro e arte circense. Alertando os trabalhadores sobre a importância da segurança no trabalho, se apresenta também em empresas. Com seu bom humor e irreverência, arranca risos e gargalhadas dos mais diversos públicos

 
O Cinema Que Eu Vi
Origem
Brasil
Gênero
Curta-metragem

O Cinema Que Eu Vi

Um filme de Miguel Rodrigues

No filme onde os personagens se cruzam na poesia, um filme que sai de uma poesia onde filmes famosos se cruzam. Roteiro criado a partir desta poesia em um plano sequência belíssimo; onde os atores transbordam energia, movimento continuo e demarcação elevando de um para o outro uma forma poética única e envolvente.

 
Cinema na Veia – Curiosidades Sobre a Sétima Arte
Origem
Brasil
Duração
Curta-metragem
Gênero
Ficção

Cinema na Veia - Curiosidades Sobre a Sétima Arte

Um filme de Miguel Rodrigues

Para cinéfilos e para o público que ama e quer aprender sobre cinema, o curta com Ronaldo Lampi é uma compilação de curiosidades sobre o universo do cinema. Cinema na Veia será um mergulho no mundo da sétima arte para todos os públicos, não se atendo a somente um gênero ou a uma época, mas ao cinema de maneira geral, que é o que importa e faz a diferença. 

 
Dudu e o Lápis Cor da Pele
Origem
Brasil
Duração
Curta-metragem
Gênero
Ficção

Dudu e o Lápis Cor da Pele

Um filme de Miguel Rodrigues

Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.

 
Amor Artesanal
Origem
Brasil
Duração
Curta-metragem
Gênero
Ficção

Amor Artesanal

Um filme de Lucci Antunes

Em um lugar abandonado uma estranha família encontra sua própria maneira de sobreviver, mesmo que isso custe a vida de alguém.

 

Projeto escrito em 2015 por Lucci Antunes que após três anos foi produzido com a ajuda da produtora Equipe Zebra. O curta foi gravado em apenas um dia e contou com a participação de 21 profissionais entre eles técnicos e atores. Jáli Kiárit recebeu o premio de melhor atriz no Festival de Curta Metragem Mazzaropi em 2019.

Bandeira
Origem
Brasil
Gênero
Curta-metragem

Bandeira

Um filme de Thiago Zé Ferreira

Uirá é um indígena brasileiro que passará por uma jornada, abordando a questão dos grileiros e a negligência ambiental, a ganância causada pela exploração do dinheiro e do corpo, colidindo com as lendas transformadas que trazem de volta os ritos de seus ancestrais.

 
Nem por Trinta Moedas
Origem
Brasil
Duração
27'

Nem por Trinta Moedas

Um filme de Adriano Ferreira

Em uma cidade do interior do Brasil, o jovem Moisés (Kaulel Back) ganha de sua mãe (Vânia Lima) um boneco do Judas para como na tradição da igreja católica malha-lo,  só que Moisés forma uma amizade tão grande com o boneco que se nega a colocar para este ritual, trazendo uma mensagem de paz, perdão e valores para familia, com um fim sensacional.

 
Fale com Ele

Fale com Ele

Um filme de Radija Ohanna e Quezia Mara

Um curta documental que relata a trajetória de vida do cineasta mineiro Ramon Navarro, homenageado no Festival de Cinema de Trancoso. O nome do filme "Fale com Ele" remete a grande influência que o cineasta espanhol Pedro Almodóvar tem na carreira de Ramon Navarro. Considerado pela mídia e amigos um dos cineastas mais importantes e irreverentes do cinema atual mineiro e nacional, Ramon produziu mais de 20 filmes, entre eles curtas e longas em seu currículo. 

 
Desajustados
Origem
Brasil
Duração
5'
Gênero
Ficção

Desajustados

Um filme de Pepe Publio

Em uma realidade alternativa inserida dentro do século 21, três artistas famosos se reúnem em um encontro informal para beber,  falar de amor e arte. Esse curta é uma sátira despretensiosa e divertida.

 
Carretéis
Origem
Brasil
Gênero
Documentário

Carretéis

Um filme de Eudaldo Monção Jr.

O curta conta as histórias dos anões de Itabaianinha e foi contemplado no I Doc Futura, edital para a produção de curtas documentários para a exibição na grade da emissora no ano de 2018 e 2019.

Canoa Quebrada
Origem
Brasil
Duração
17'
Gênero
Documentário

Canoa Quebrada

Um filme de Paulo Martins

Produzido e fotografado por Paulo Martins, Direção Carlos Cermello

A descoberta de Cano Quebrada pelo turismo e sua degradação pelo progresso. Apresentado no Festival de Curtas-Metragens do Jornal do Brasil

O Que Os Índios Guarani Foram Fazer Em São Paulo
Origem
Brasil
Duração
17'
Gênero
Documentário

O Que Os Índios Guarani Foram Fazer Em São Paulo

Um filme de Paulo Martins

Coproduzido por Beca Produtora, SP com Fotografia e direção Paulo Martins. Fugindo de dificuldades, uma tribo de índios guaranis do Paraná acaba virando camelô, no Viaduto do Chá, Centro de São Paulo.

 
Marrapaia
Origem
Brasil
Duração
13'
Gênero
Documentário

Marrapaia

Um filme de Paulo Martins

Festa tradicional de Paraty, com danças e músicas. Apresentado no Festival de Curtas-Metragens do Jornal do Brasil, RJ. Produzido e fotografado por Paulo Martins, Direção Carlos Cermelli.

 
Paulo Moura
Origem
Brasil
Duração
11'
Gênero
Documentário

Paulo Moura

Um filme de Paulo Martins

Filmado no Morro da Mangueira, RJ; o saxofonista, clarinetista, maestro e arranjador Paulo Moura conta fatos de sua vida e apresenta algumas músicas. Apresentado no V Festival Internacional de Curtas, SP 1994, 4 semanas em cartaz no Cine Vaneza, RJ, em complemento do longa metragem The Art of Love, Arthur Rubinstein, de François Reichenbach.

 
De Onde eu Vim? E Como Eu Vim?
Origem
Brasil
Duração
5'
Gênero
Documentário

De Onde eu Vim? E Como Eu Vim?

Um filme de Taïs Salerno

Registro de uma crise existencial de uma jovem que busca saber qual a sua origem.

 
Desconstrução
Origem
Brasil
Duração
1'
Gênero
Ficção

Desconstrução

Um filme de Tais Salerno

Através de uma descontrução literal, o protagonista anônimo desafia o expectador a quebrar seus conceitos de gênero.

O vídeo foi proibido e censurado pelo Youtube, por - de acordo com o site - "apresentar conteúdo de nudez ou conotação sexual", apesar de não mostrar nada além de pés e joelhos sem a menor sexualização dos mesmos. 

Filhos Separados Pela Injustiça
Origem
Brasil
Duração
20'
Gênero
Documentários

Filhos Separados Pela Injustiça

Um filme de Elizabete Martins Campos

Narrado por pessoas retiradas, quando crianças, pelo Estado Brasileiro de forma compulsória, de seus pais, que eram pessoas atingidas pela hanseníase, o filme revela fatos verdadeiros, fortes e tristes, que mostram um passado marcado por lágrimas de crianças, hoje adultas, que tiveram e têm seus direitos negados, que sofreram e sofrem todo tipo de injustiça, violência, abuso e que hoje lutam por justiça e exigem reparação.

 
Brumas do Instante

Brumas do Instante

Brumas do Instante é um retrato documental e poético sobre a tristeza da comunidade de Brumadinho após o colapso de uma barragem que matou quase 300 pessoas e sua luta por justiça contra o interesse da mineradora Vale.

 
À Luz
Origem
Brasil
Duração
25'
Gênero
Ficção

À Luz

Um filme de Saulo Senra

Após presenciar a morte de seu amante, um influente político, mulher precisará lidar com um perigoso segredo.

 
Açoite
Origem
Brasil
Duração
26'
Gênero
Ficção

Açoite

Um filme de Arthur Minoves

Enquanto ouve o som ensurdecedor de um alarme de despertador que ecoa em sua mente, homem é atormentado por memórias sombrias.

 
O Apartamento
Origem
Brasil
Duração
24'
Gênero
Ficção

O Apartamento

Um filme de Thiago Serafim

Recém-divorciada, mulher se muda para novo apartamento onde coisas estranhas acontecem

 
Androides e Aliens

Androides e Aliens

Um filme de Gio Vieira

Jovem acredita que seu vizinho faz parte de um complô envolvendo atentados e andróides alienígenas que poderá mudar o destino da humanidade.

 
Respiro

Respiro

Um filme de Ramon Navarro

A obra RESPIRO é composta por cinco mini-curtas, todos baseados em obras de William Shakespeare. Shakespeare foi um feminista, suas personagens foram todas transgressoras para a época, e em RESPIRO, Ramon Navarro recria algumas obras selecionadas. Ramon Navarro seleciona cinco obras e a partir dessas histórias de Shakespeare,  faz sua própria interpretação das personagens femininas, tornando-as suas protagonistas em sua própria releitura. RESPIRO é divido por:
 

I.Ofélia de Hamlet.  

II. Beatrice de muito barulho por nada  

III. Desdemonia  

IV. Romeu e Julieta

V. Lady de Lady Mcbeth, de Mcbeth