Carlitos acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.
Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas.
Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.
Um infeliz mas complacente vagabundo se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade.
Ao saber que ela e sua avó estão prestes a serem despejadas de casa, o vagabundo cria uma série de situações para lhes proporcionar o dinheiro de que precisam, mas todas terminam em um fracasso humilhante.
Porém, depois de um milionário bêbado o recompensar por ter salvado sua vida, o vagabundo pode mudar a vida da florista para sempre.
Passeando com seu buldogue, o vagabundo encontra uma ferradura do lado de fora de um ginásio. Com o objeto, ele decide testar sua sorte em um desafio de boxe, enfrentando como sparring um lutador profissional. O vagabundo esconde a ferradura na luva e consegue nocautear o lutador da academia.
Dona Onete tornou-se um grande nome da música popular brasileira nos últimos anos, mas sua vida não foi nada fácil. Depois de um relacionamento abusivo, ela libertou-se das amarras e começou a cantar.
O filme de Vladimir Cunha registra um show de Dona Onete e uma série de entrevistas com a personagem que não esconde nem charme, nem talento.
Documentário que narra a trajetória do jornalista, Deputado Federal, Secretário de Estado, Ministro de Estado, Governador e Embaixador, José Aparecido de Oliveira que conviveu com as maiores autoridades e personalidades do meio político, empresarial e cultural do Brasil e do mundo.
Mel, Xakila, Dani, Charlene, Rosa e Ana Pérola são ex-detentas da Cadeia Feminina de Santos. Em raro registro, uma câmera as acompanhou em alguns momentos de seus dias difíceis na prisão.
Doze anos depois, livres, elas retornam ao espaço prisional abandonado. Ao revisitar a experiência da reclusão, refletem sobre o encarceramento feminino, a autoestima e a reinserção na sociedade.
Passado, presente e futuro de mulheres marcadas por arrependimentos e circunstâncias da vida. O documentário é baseado no olhar afetuoso e no livro homônimo de Flavia Ribeiro de Castro.
Filmado durante a preparação da quinta edição do Projeto Africarte, de agosto a novembro de 2013, DA COR DE ÉBANO acompanha o trabalho que a professora Mayla Brasileiro desempenha na Escola Municipal Honorina Passos, em Trancoso, no município de Porto Seguro - Bahia.
O filme relata o percurso de uma mulher generosa, engajada e profundamente determinada que, com a ajuda de outros professores, debruça-se sobre a cultura, a arte e a valorização da beleza negra, acompanhando jovens adolescentes afrodescendentes de Trancoso na reconquista e valorização da sua identidade cultural, na afirmação de sua autoestima e no desinvolvimento de futuros homens e mulheres libertos do racismo e de qualquer preconceito para, enfim, se projetarem ao seu futuro.
Cine Holliúdy se passa no interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas.
É aí que Francisgleydisson (Edmilson Filho) entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holliúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.
No documentário, o arquiteto conta como concebeu seus principais projetos e mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Niemeyer também fala sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.
O filme é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony; o poeta Ferreira Gullar; o historiador Eric Hobsbawn; o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
A força (nuhãtê) e a intensidade das palavras, das histórias e dos cantos, das diferentes gerações de guerreiras de Barra Velha – a Aldeia Mãe (Pataxi Imamakã), território ancestral do povo Pataxó – são o mote do primeiro longa-metragem produzido pelas mulheres (jokanas) integrantes do Coletivo Pataxó de Cinema de Barra Velha.
Documentário brasileiro de 2006 dirigido por Andrucha Waddington que mostra a cantora Maria Bethânia na intimidade com sua família, comemorando 60 anos de idade e cantando ao lado da mãe, Dona Canô, e do irmão Caetano Veloso, em sua casa na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia.
Solange e Carlos se conhecem desde a infância e se casam. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Solange fica traumatizada e, apesar de desejar Carlos, não quer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação.
Meia Lua", com roteiro assinado em parceria com Rafael Back, conta a história de um artista de rua, o palhaço Meia Lua, que não mede esforços para garantir que a filha realize o sonho de entrar na faculdade de Medicina. O filme é protagonizado pelo ator Ronaldo Làmppi.
O filme Oríkì é uma animação de desenhos que apresenta uma poética sobre a morte, a doença e a cura, para valorizar e fortalecer a cosmovisão de Povos Tradicionais de Terreiro num contexto de pandemia. No filme, Iku (a morte) circula no mundo inteiro. Os Òrìsàs se unem para encontrar a cura e dividir com a humanidade.
Dois garotos dançam a pulsão da juventude em suas casas localizadas na região de Russas, Ceará. Eles têm fome de arte e dissolvem fronteiras através dos seus corpos.
Sob o mesmo teto centenário repousam e dividem espaço o caos e a mais absoluta serenidade. A mercearia do Zé do “Arvino” no distrito de Gaspar Lopes em Alfenas, Minas Gerais exala mineiridade, hospitalidade e muitas histórias.
Wired Roots é um curta-metragem sobre os bombeiros brasileiros que estão arriscando suas vidas para combater queimadas ilegais que estão destruindo a Mata Atlântica. Este filme conta a incrível história de Maurício Ruiz, ativista ambiental que lidera o movimento para proteger e restaurar esse bioma. Ele está trabalhando com a Ecosia.com para utilizar o poder da rede global da Internet para plantar árvores enquanto pesquisamos on-line. Até agora já plantaram 99 milhões de árvores.
Este filme mostra que todos temos a opção de participar na proteção de nossos ecossistemas mais cruciais. É um filme que mostra que as soluções existem e que a restauração ambiental é possível! É um apelo à ação para proteger nossos sumidouros de carbono naturais e salvar as florestas com maior biodiversidade em nosso planeta.
Uma bruxinha meiga e bondosa entra em conflito por recusar-se a trabalhar segundo as normas do grande e maléfico feiticeiro e seus auxiliares. Um jovem lenhador, que se apaixona pela bruxinha, procura livrá-la do reino do mal. Após várias peripécias, o bem vence e o bosque retorna ao poder das crianças alegres.
Através de uma descontrução literal, o protagonista anônimo desafia o expectador a quebrar seus conceitos de gênero.
O vídeo foi proibido e censurado pelo Youtube, por - de acordo com o site - "apresentar conteúdo de nudez ou conotação sexual", apesar de não mostrar nada além de pés e joelhos sem a menor sexualização dos mesmos.
Filme poesia gravado na Praia da Pitinga, no Arraial d'Ajuda, nos dois dias após o I Festival Internacional de Cinema de Trancoso.
Este é o primeiro filme em que Flávia Barbalho, Ramon Navarro e Rodrigo Brant dirigem juntos.
Trata-se de uma releitura de Alice no País das Maravilhas, onde Devora chega no País do Arraial d'Ajuda, e a mensagem é: CUIDA-TE A TI MESMO OU O MUNDO TE DEVORA! Com a participação dos próprios diretores, de Gabriel Guedes, Barega, Dona Ana, Miloca, Sabrina, Cris, Otto, Flavian Leo, e dos quadros de Agnaldo Pinho. Fotografia: Carlinhos - Arraial HD.
Este documentário registra a história de Lúcia, uma moradora de rua de 52 anos que, após perder sua mãe, não conseguiu retomar sua vida. Conheceu a rejeição e foi morar em um albergue onde ali teve contato com as drogas. Passou a viver nas ruas, e vivenciou o preconceito que existe contra os moradores de rua. Vive atualmente em sua "mansão de papelão" na Avenida Álvares Cabral no centro de Belo Horizonte com seus cães. Apesar das dificuldades, Lúcia não perdeu o desejo de aprender, conhecer e viver.
Como trabalho para conclusão do semestre dos alunos de Cinema da universidade UNA, foi necessário criar um documentário de até 5 minutos usando fotos e apenas 1'30" de vídeo com o tema "Retratos do Brasil Contemporâneo". Esta é a versão inicial com vídeo, onde montamos antes de criar a versão de fotos. Nosso objeto de estudo se baseou em uma grande pesquisa sobre os moradores até encontrarmos Lúcia, uma pessoa excepcional que tem muita sabedoria da vida e história para contar.
Equipe:
> Sergio Renato Direção e Edição
> Sergio Renato Direção de fotografia
> Radija Queiroz e Reuel Soares Assistente dir. de fotografia
> Lucas Teixeira Direção de arte
> Poliana Oliveira Pesquisa e jornalismo
> Matheus Valério Roteiro e produção
> Filipe Mendonça Captação de áudio
> Mateus Mendes Sound designer
Homem com poder, uma bela família e alto status! O que mais poderia querer? Então, a pandemia chegou ao mundo... e trouxe consigo medo da mudança.
Fernando, estava certo que nada abalaria sua vida. "Era só um resfriadozinho".
O que ele não esperava, era provar do poder de suas próprias palavras
No início do século XVIII, ao serem descobertas as riquezas minerais da região de Milho Verde, muitos africanos foram trazidos para trabalhar como escravos na mineração. A tradição de festejar com cantos em Vissungo, um idioma praticamente extinto tanto na África, quanto no Brasil, foi carregada pelo imaginário desses africanos e introduzida à festa católica de Nossa Senhora do Rosário.Participar da festa é esquadrinhar intimamente uma mistura de culturas e práticas religiosas que se uniram e sobreviveram por um único motivo: a fé. Brincando por entre os festeiros, observando com olhos curiosos, entende-se bem o sincretismo religioso que deu forma a esta celebração.
Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, executada pelo Trio Irakitã, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. O filme é considerado o primeiro videoclipe brasileiro, e um dos primeiros do mundo.
Festa De São Bras em Trancoso - Cisma
Gena"o homem das flores" e Associação Despertar Trancoso – Marcelo Coelho
Capoeira – Puxada de Rede Tradicional – Tomas Vianna
Organic Festival Trancoso – Tomas Vianna
Jogos Pataxó – Damián Calvo
Índios Huni Kuin – Dan McGrath
O Embaixador Arnaldo Carrilho foi um dos maiores disseminadores do cinema brasileiro no exterior e é uma personalidade marcante na história do cinema nacional; dos seus 76 anos de vida, 47 anos foram dedicados à sua carreira diplomática no Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty), tendo vivido 37 no exterior, incluindo 12 anos no mundo islâmico e 10 anos na Ásia. Este documentário foi gravado por Flávia Barbalho e Karla Grunewald, em Sydney, Austrália, relatos do diplomata sobre os bastidores do Cinema Novo; finalizado em parceria com Isabel Lacerda e Fábio Carvalho.
Festivais e Exibições:
Festival de Trieste – Itália, Outubro 2016.
Exibição especial no Paredão do Museu Mineiro, situado à Av. João Pinheiro Nº 342, Belo Horizonte, Minas Gerais, 12 de Maio 2016.
37o Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano, HABANA, CUBA; Mostra Latinoamerica em Perspectiva, CINEMATECA LATINOAMERICANA, 07 de Dezembro 2015.
10 Mostra CINEOP _ Ouro Preto Minas Gerais 2015 / Mostra Homenagem
BRASÍLIA, DF; Casa Wladmir Carvalho _ Fundação Cinememória, 2015.
VII MOSTRA DE CINEMA: CULTURA, ARTE E PODER – Verão Arte Contemporânea Cinememória _ Belo Horizonte, MG _ Palácio das Artes, CINE HUMBERTO MAURO
V FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL DE JERICOACOARA/CE 2015 – (Exibição para convidados após debate e homenagem ao filme “O DESAFIO” de Paulo César Saraceni), com Flávia Barbalho, Francis Vale, Hermano Penna e Sérgio Santeiro.
CINETEATRO SÃO LUÍS, FORTALEZA _ 2015
Devido a grande aceitação do curta O DIPLOMATA e à importância de compartilhar os conhecimentos e vivências de Arnaldo Carrilho, a diretora analisou a material bruto e percebeu que poderia montar outro filme. O que complementa a bagagem intelectual deste nobre. Este filme é focado na história da política brasileira, e em mulheres, com colocações que vão além de sua posição diplomática. Merece ser visto e replicado!
É um documentário conduzido através da trajetória da banda Serpente, uma das bandas de rock’n roll mais antigas de Belo Horizonte. A banda Serpente formou se em 1982 com um objetivo original para a época: tocar ao vivo músicas de autoria própria num estilo baseado nas mais profundas raízes do rock’n roll e do rythm and blues tradicionais. Serpente foi a primeira banda mineira a gravar LP de forma independente e iniciar as músicas próprias nas FM’s locais. Em 1989 começaram a tocar cover dos Rolling Stones e passaram a se apresentar como It’s Only Rolling Stones, o que lhes rendeu título de referencial mineira do rock. O estilo de vida rock’n roll acaba sendo inevitável em Belo Horizonte, a cidade do Brasil que possui mais bares por metro quadrado. Com depoimentos de Samuel Rosa, Roberto Frejat, Rogério Flausino, Tia Nastácia, Tutti Maravilha, João Guimarães (Kamizake), Geraldão Cultura, Bauxita, além de fans e amigos, o documentário é a oportunidade de reunir 22 anos de material da banda com uma linguagem diferente, misturando texturas e explorando os cenários da cidade. Eterniza opiniões da geração artística que fez e faz parte desta história.
Um incêndio destruiu o antigo Cine Candelária, localizada na praça Raul Soares, região central de Belo Horizonte. Lá “trabalhava” Edméia, uma garota de programa de meia idade que acidentalmente mata o porteiro do cinema com uma sapatada na cabeça. Foragida da policia e prestes a ser despejada de seu apartamento que divide com duas “colegas” elabora um plano surreal para sair ilesa da situação que se encontra.
Perfídia é a personagem principal do curta, que tem várias cenas inspirada nos filmes Noir das décadas de 30 e 40. Ao ser reprovada em uma seleção para o musical Noviça Rebelde, Perfídia resolve se tornar uma freira de verdade. No convento, ela se torna espiã da igreja Católica por influência de um padre nazista e ganha uma inacreditável missão: chantagear ex-católicos, obrigando-os a seguir a religião do Papa em troca da manutenção da própria vida. Com suas ameaças, Perfídia passa a ser conhecida como Mata Hari, em alusão à dançarina exótica que foi fuzilada durante a primeira guerra mundial por espionagem. Ela também é incumbida de investigar o assassinato de uma milionária hare krishna (ex-católica), com o objetivo de descobrir quem roubou a fortuna da mulher. A investigação faz a protagonista reencontrar um falso produtor chamado Ramon Chandler, que anos atrás a reprovou nos testes para o musical Noviça Rebelde, acabando com o sonho dela de se tornar uma grande estrela.
A obra RESPIRO é composta por cinco mini-curtas, todos baseados em obras de William Shakespeare. Shakespeare foi um feminista, suas personagens foram todas transgressoras para a época, e em RESPIRO, Ramon Navarro recria algumas obras selecionadas. Ramon Navarro seleciona cinco obras e a partir dessas histórias de Shakespeare, faz sua própria interpretação das personagens femininas, tornando-as suas protagonistas em sua própria releitura. RESPIRO é divido por:
I.Ofélia de Hamlet.
II. Beatrice de muito barulho por nada
III. Desdemonia
IV. Romeu e Julieta
V. Lady de Lady Mcbeth, de Mcbeth